Mulheres grávidas devem ser vacinadas contra a Covid-19, afirmou o ministro da saúde do Suriname, Amar Ramadhin. Segundo ele, a medida surgiu a partir de uma consulta com o departamento de ginecologia, que recomendou a imunização por pertencerem ao grupo de risco.
Segundo o ministro, a vacinação deve ocorrer preferencialmente após a décima segunda semana de gravidez. Nesse momento, o país segue aplicando a AstraZeneca, mas passará a usar a Sinopharm e a vacina Johnson & Johnson, também adiantou Ramadhin.
Números da imunização
O ministro indicou ainda que, até agora, foram administradas 175.694 doses de vacinas. Atualmente, 31.032 pessoas estão totalmente vacinadas, o que representa mais de 5,3% da população. O Ministério da Saúde liberou a imunização à qualquer pessoa acima de 18 anos.
“Até o momento, nenhuma morte por Covid-19 foi confirmada em uma pessoa com estado de vacinação completo. Não ser vacinado causa exposição, mas com as complicações mais sérias, até a morte. Por isso a importância de ser vacinado”, disse Amar Ramadhin.