spot_img
spot_img

Garimpeiros ilegais não querem sair de Romapit

Atualizado há

- Publicidade -

Apesar dos pedidos de concessão dos garimpeiros no Nieuw Koffiekamp que já fazem meses que foi aceito pelo governo, os garimpeiros parecem não estar interessados na licença.

Os garimpeiros ilegais, estão unidos em Makamboa e se recusam a deixar Romapit, que agora pertence a Mineração Rosebel Goldmines. Afirmou Gerold Dompig, gerente do Setor da comissão de Planejamento Ouro no Suriname (OGS Ordening Goudsector Suriname). Dompig disse que o grupo de garimpeiros em Romapit já subiu para 1.500 homens.

 “Nós já informamos os empresários de ouro pessoalmente que suas licenças estão em ordem, mas eles se recusam a retire-las. Os garimpeiros dizem que não têm dinheiro para pagar o custo da licença, mas isso é uma mentira “, disse Gerold. Através de um anúncio de jornal, o (OGS) chamou oito membros de Makamboa para assinar as suas licenças no Serviço Geológico de Mineração (GMD Geologisch Mijnbouwkundige Dienst). Para cada dono de garimpo de ouro o governo destinou cem hectares.

- Publicidade -

“Quando eu estiver pronto, eu vou pegar a licença”, disse o líder de Makamboa, Owen Pryor, que é um dos oito garimpeiros que cujas licenças ja foram liberadas. Owen duvida que o ouro na área seja rentável.

Segundo Gerold, alguns dos garimpeiros querem “comer dos dois lados”. Por um lado, eles continuam em Romapit minerando ouro, e, por outro lado, também procuram ouro na área que lhes foi atribuída pelo governo. Com esta situação, os garimpeiros permanecem em Romapit, a Rosebel está sendo muito prejudicada e o estado recebe menos. O gerente da (OGS) acredita que a remoção dos garimpeiros ilegais é a melhor solução.

No dia 7 de fevereiro de 2014, a Rosebel, a Makamboa e o presidente Desi Bouterse se reunirão para decidir esta questão e dar um prazo de três meses para os garimpeiros deixarem a área de concessão pertencente a  Rosebel.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: