O governo do Suriname vai contribuir com até SRD 10 mil para os custos de funerais de vítimas da Covid-19. O valor é variável e depende de cada caso, número de mortes por famílias, entre outras coisas. A informação foi anunciada pelo ministro Uraiqit Ramsaran, de Assuntos Sociais e Habitação.
“Se houver várias mortes em uma família, o valor será multiplicado. Se ambos os pais ou tutores em uma família morrerem devido à Covid-19 e os outros membros da família forem menores ou não puderem pagar, todo o funeral será custeado pelo governo”, acrescentou.
O Conselho de Ministros aprovou as decisões e elas entrarão em vigor em 1º de junho. Amar Ramadhin, ministro da saúde, lembrou que mais informações foram solicitadas às agências funerárias. “A maioria dos custos é incorrida no necrotério e no cemitério”, explicou.
Os custos extras incluem vitrificação do caixão, sacos para cadáveres, aluguel de geladeira por cinco dias devido ao protocolo, aluguel de banheiro, transporte do corpo se a pessoa não tiver morrido no Hospital Regional de Wanica, onde fica o necrotério de Covid.