Baratas estariam andando por leitos e em pia usada para banho de bebês. Registro foi feito por acompanhante de mulher que estava internada.
Fotos enviadas pelo acompanhante de uma paciente do Hospital Maternidade Mãe Luzia, única maternidade pública do Amapá, no Centro de Macapá, mostram uma barata andando no leito em que está a filha dele, um bebê de 2 meses, na enfermaria da unidade. O flagrante foi feito, segundo ele, na sexta-feira (9), por volta de 10h.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prometeu se pronunciar sobre o assunto ainda nesta segunda-feira (12).
O ajudante de pedreiro de 26 anos que pediu para não ser identificado fez as imagens instantes antes de a mulher dele receber alta do hospital. Ela estava internada desde novembro, após apresentar problemas com a cirurgia cesareana a que foi submetida em outubro, para o nascimento da filha.
O homem havia levado o bebê para acompanhar a mãe na saída do hospital. No instante em que o colocou no leito onde a mulher estava internada, flagrou a aproximação da barata.
Segundo o homem, durante o período em que acompanhou a mulher no hospital, viu muitas baratas andando nas enfermarias especialmente durante a noite.
“É muito mal organizada a enfermaria. As paredes estão caindo tudo. De noite tem muita barata, barata andando pela enfermaria, tem que ficar prestando atenção que é até arriscado entrar no ouvido das crianças. O banheiro também tem um mal cheiro”, reclamou.
Ele diz que as paredes das enfermarias também descascam. “Além das baratas pelo leito e chão do quarto, ainda é possível ver insetos próximos a uma pia utilizada para banho nos recém-nascidos”, falou. A mulher dele teria adquirido infecção hospitalar no período em que ficou internada, disse o homem.
Este não é o primeiro registro de insetos na maternidade. Em junho, uma mulher gravou um vídeo mostrando baratas andando no chão de uma das enfermarias da maternidade e também no leito.
Fonte: G1