O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu nesta quinta-feira (15) a segunda revisão do Extended Fund Facility (EFF) de 36 meses para o Suriname, permitindo um desembolso imediato de um valor equivalente a SRD 39,4 milhões (aproximadamente US$ 53 milhões), dos quais SDR 25,6 milhões está destinado ao apoio orçamental.
As autoridades fizeram esforços concentrados para colocar seu programa de recuperação econômica de volta nos trilhos e estabilizar a economia, principalmente restaurando a disciplina fiscal e, ao mesmo tempo, expandindo os programas de assistência social para proteger os pobres, disse o FMI em um comunicado à imprensa.
Eles também alcançaram marcos importantes nas negociações de reestruturação da dívida, que, juntamente com a consolidação fiscal, apoiarão os esforços do Suriname para restaurar a sustentabilidade da dívida.
Durante a revisão, o Conselho do FMI também aprovou o pedido das autoridades de isenção de não cumprimento dos critérios de desempenho, com base nas ações corretivas tomadas. Além disso, o conselho também concordou com o pedido das autoridades para reestruturar as compras sob o acordo, incluindo a redução solicitada no acesso total a um valor equivalente a aproximadamente US$ 516,4 milhões.