No mês de junho de 2022, as assessorias Militar e Desportiva do Exército Brasileiro nas Forças Armadas do Suriname encerraram os cursos de Português/Módulo 2 e de Treinamento Físico Militar para os cadetes da Academia Militar, em Paramaribo, capital do país.
O Curso de Português teve por objetivo desenvolver a fala, audição, escrita e leitura do idioma português com a introdução de termos e expressões utilizadas nas Forças Armadas. O curso de Treinamento Físico Militar teve o objetivo de promover a importância do treinamento físico e desenvolver valores militares como coragem, liderança e resistência.
A Assessoria Desportiva foi instalada no Suriname no ano de 2010, enquanto a Assessoria Militar foi instalada no ano de 2011. Por mais de 10 anos, ambas têm contribuído com o sistema de educação das Forças Armadas do Suriname. Segundo a Comandante da Academia Militar do Suriname, Major Irish Loraine Sanches, as atividades concluídas no mês de junho foram de grande importância para a formação dos novos oficiais surinameses, particularmente o idioma português.
“Além de permitir uma interoperabilidade entre as Forças Armadas do Suriname e do Brasil, habilita os militares a se comunicarem com os imigrantes brasileiros que vivem no Suriname, facilitando suas operações em apoio a órgãos governamentais”, disse a Major Sanches.
Presenças
A solenidade de encerramento contou com a presença do Comandante do Instituto de Educação de Defesa, Coronel Justus Hew a Kee, do Adido de Defesa, Naval e do Exército na República do Suriname, Tenente-Coronel Francisco Eduardo Fernandes Henn, da Comandante da Academia Militar do Suriname, Major Irish Loraine Sanches, do Assessor Militar, Capitão Elvis Eduardo Bispo, do Assessor Desportivo, Capitão Gabriel Franco da Mata Manna, e dos assessores substitutos para o período 2022/2023, os Capitães Rodrigo Oliveira Figueira e Guilherme Godoy Ribeiro da Silva.