spot_img
spot_img

Ex-presidente do Suriname diz que aceitará veredito sobre execução de opositores

"Acataremos (...) seja qual for (a decisão), estou preparado", declarou Bouterse

Atualizado há

- Publicidade -

O ex-presidente do Suriname, Desi Bouterse, esteve presente em um tribunal em Paramaribo nesta segunda-feira (31) para o julgamento de apelação sobre sua condenação anterior pelo assassinato de 15 opositores em 1982. Em sua última declaração no processo, o ex-ditador de 77 anos afirmou que acatará a decisão do tribunal, independentemente do veredito.

“Acataremos (…) seja qual for (a decisão), estou preparado”, declarou Bouterse. O ex-presidente demonstrou confiança em sua declaração de inocência e expressou convicção de que será absolvido em 100% pelo outro juiz encarregado do caso.

Em 2019, Bouterse foi condenado à prisão pelo assassinato de advogados, jornalistas e empresários em dezembro de 1982, dois anos após assumir o poder em um golpe de Estado. Na ocasião, ele recebeu a mesma pena de 20 anos de prisão que foi solicitada novamente pela acusação durante o julgamento de apelação.

- Publicidade -

Durante seu discurso no tribunal, que teve a duração de uma hora, Bouterse também mencionou os Países Baixos, do qual o Suriname foi uma colônia, e fez um apelo para que o “Todo-Poderoso” abençoe o juiz encarregado de proferir a sentença final.

Vale ressaltar que Desi Bouterse tem uma condenação de 11 anos de prisão nos Países Baixos desde 1999 por tráfico de cocaína. No entanto, devido ao cargo presidencial que ocupava, ele nunca cumpriu a pena, pois o cargo o protegia da extradição.

O presidente do tribunal, Dinesh Sewratan, informou que o veredito do julgamento de apelação será anunciado no último trimestre de 2023, pois os juízes entrarão em férias a partir de 15 de agosto até 1º de outubro. A decisão será aguardada com grande expectativa no país, uma vez que envolve um dos momentos mais sombrios da história do Suriname.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: