Governo do Suriname trabalha para erradicar a praga.
A mosca da carambola está presente no distrito de Saramacca. A constatação é resultado de um estudo preliminar com as armadilhas da fruta. A praga causa danos diretos à qualidade da produção, sobretudo, com a redução no volume do fruto.
Na segunda-feira, dia 28, uma equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (LVV), composta por consultores agrícolas, pesquisadores assistentes e funcionários do Departamento de Proteção de Plantas, esvaziou armadilhas de mosca de frutas recentemente colocadas nas áreas de teste em Dirkshoop.
As moscas da fruta capturadas mostraram claramente a presença de um grande número desses insetos. A pesquisa realizada faz parte do curso de treinamento de oito dias sobre “Erradicação e controle da mosca da fruta Carambola”, no qual o grupo de LVV-ers é treinado no controle da espécie destrutiva.
Há alguns anos, a praga atingiu um nível considerado de risco pelo Suriname, o que resultou na assinatura de um acordo bilateral com o Brasil para apoiar ações de combate e erradicação da mosca da fruta Carambola. O treinamento atualmente é a terceira atividade do projeto entre os países.
O ministro da LVV, Rabin Parmessar, reiterou que “é muito importante dar frutos ao setor agrícola e isso não inclui distúrbios como a mosca da fruta Carambola. A erradicação e controle da mosca da fruta é importante para a produção e exportação de frutas do Suriname”, concluiu.
Fotos: Reprodução/Embaixada do Brasil em Paramaribo
Deixe seu comentário abaixo.