spot_img
spot_img

Estudantes alemães e cantores líricos estavam em avião que caiu na França

Atualizado há

- Publicidade -

Ao todo, 16 alunos voltavam de temporada de intercâmbio em Barcelona.
Queda de avião da Germanwings matou 150 pessoas.

A prefeitura de Llinars del Vallès, na Espanha, confirmou que 16 alunos alemães do ensino médio e duas professoras que os acompanhavam durante uma semana de intercâmbio estudantil viajavam no avião que caiu nesta terça-feira (24) na França.

O secretário de Fazenda e Interior de Llinars del Vallès, Josep Aixandri, informou à Agência Efe que o grupo de estudantes assistiu aulas em um centro educativo local, enquanto vários alunos espanhóis viajaram para a Alemanha com o mesmo objetivo.

- Publicidade -

“É um intercâmbio praticado há muito tempo. Era um grupo de 16 alunos, com idades entre 15 ou 16 anos, e duas professoras que passaram 6 ou 7 dias em Llinars. Nesta manhã eles saíram da nossa estação de trem rumo a Barcelona”, explicou Aixandri.

Com 150 pessoas a bordo, o avião Airbus A320 da companhia alemã Germanwings, filial de baixo custo da Lufthansa, saiu do aeroporto de Barcelona com destino a Düsseldorf, na Alemanha, e caiu perto do município de Prads-Haute-Bléone, no departamento de Alpes-de-Haute-Provence, na França.

Pelo que se sabe até agora, haveria ao menos 67 alemães, 45 espanhóis e um número não confirmado de turcos entre as 150 vítimas do acidente. Não haveria franceses. A companhia aéra não divulgou a lista oficial de vítimas. No entanto, as mortes de dois colombianos, dois autralianos e um belga foram confirmadas pelos respectivos governos.

“Estamos todos muito afetados. Particularmente, minha filha recebeu em casa uma aluna do intercâmbio porque ela era companheira de minha neta. Queira ou não, isso nos abalou muito”, acrescentou o secretário da cidade, situada na província de Barcelona.

“Este é o dia mais triste da história da nossa cidade”, lamentou o prefeito de Haltern, Bodo Klimpel, muito emocionado. “É pior do que se possa imaginar”, disse ele durante coletiva de imprensa. A cidade está em “estado de choque”.

O grupo de estudantes alemão tinha passado uma semana em Llinars del Vallès em intercâmbio com alunos do Instituto Giola, na província de Barcelona, e se hospedavam em casas da cidade.

O porta-voz da Prefeitura também explicou que os alunos alemães vinham da cidade de Haltern am See, próxima a Düsseldorf, com cerca de 20 mil habitantes.

A direção do centro educativo se reuniu com urgência no instituto e uma equipe de psicólogos da Cruz Vermelha atende os alunos locais afetados pela trágica notícia. Já a Prefeitura analisa a possibilidade de organizar atos de homenagem às vítimas.

Outras vítimas
A Ópera de Düsseldorf anunciou que o cantor lírico Oleg Bryjak é uma das vítimas da queda do avião, de acordo com a agência Associated Press. No Twitter, o teatro Liceu de Barcelona lamenta a morte de Bryjak e da também cantora de ópera Maria Radner, que se apresentaram no local.

De acordo com a AP, Radner estava com seu marido e o bebê do casal a bordo do avião. Outro bebê estava no voo. O prefeito Victor Barrio da pequena cidade espanhola de Jaca, nos Pirineus, afirmou que uma mulher desta cidade que morava na Inglaterra também pegou o avião com seu filho de “sete ou oito meses”. Ela estava em Jaca para participar do enterro de um familiar.

Outra vítima espanhola é Ariadna Falguera, mulher do chefe de gabinete do presidente do partido catalão ERC, Oriol Junqueras. O partido divulgou no Twitter: “Entre os passageiros do voo BCN-Düsseldorf estava Ariadna, companheira do ERC. Todo o nosso carinho e solidariedade à família e aos amigos”.

O clube de futebol Valencia também divulgou que uma “grande torcedora” do time, Sonia Cercek, estava no voo. “Sonia, junto com seu marido Oliver, era fiel seguidora do nosso clube e ocasionalmente ia ao (estádio) Mestalla e a todas as viagens que o nosso time fazia para disputar na Alemanha e no centro da Europa”.

O Ministério do Exterior da Colômbia divulgou comunicado em que informa as mortes de dois colombianos, María del Pilar Tejada y Luis Eduardo Medrano, confirmadas por um porta-voz da companhia aérea a familiares.

Dois australianos e um belga também estavam no avião, segundo os ministros do exterior desses países. Uma holandesa e dois marroquinos também estariam entre as 150 vítimas do acidente, segundo informações da agência EFE.

De acordo com o governo brasileiro, até o momento não há informações da presença de nenhum brasileiro no avião. O Itamaraty diz que o consulado brasileiro em Barcelona  está checando a lista de passageiros com as autoridades europeias.

Já o governo de México divulgou que “há indícios” de que dois mexicanos estariam no avião.

Brasileiro escapou
O brasileiro Rafael Rebello, que mora em Barcelona, desistiu na última hora de comprar passagem para o voo que caiu, porque preferiu adiantar o encontro para a segunda-feira ao  ver que os preços haviam subido.

O espanhol David Cabanes também acabou trocando a passagem e antecipando seu voo para segunda-feira.

Um time da 3ª divisão da Suécia, o Dalkurd FF, tinha planejado pegar o voo da Germanwings para voltar ao país. Mas, ao chegar no aeroporto, eles desistiram por causa de uma escala muito longa em Düsseldorf e resolveram ir em três voos diferentes. “Para todos que tentaram entrar em contato com a gente, estamos em casa e estamos bem”, tuitou o goleiro Frank Pettersson.

O diretor esportivo da equipe, Adil Kizil, explicou ao jornal “Aftonbladet” que a equipe se salvou por pouco: “Realmente, devíamos estar nesse avião” que caiu nesta terça-feira nos Alpes, com 144 passageiros e seis tripulantes a bordo. Não há sobreviventes e a causa do acidente ainda é desconhecida.

“Havia quatro aviões que faziam esse trajeto rumo ao norte passando pelos Alpes, quatro aviões e nós tínhamos jogadores em três deles. Podemos dizer que tivemos muita, muita sorte”, completou.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

 

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: