spot_img
spot_img

Estado Islâmico executa 300 servidores eleitorais em Mossul

Atualizado há

- Publicidade -

Vítimas teriam sido condenadas por serem ‘apóstatas e infiéis’. EI tomou o controle de Mossul no dia 10 de junho do ano passado.

Membros do grupo Estado Islâmico (EI) executaram a tiros neste sábado ao menos 300 servidores do Comitê Supremo Eleitoral do Iraque em um acampamento militar da cidade de Mossul, denunciaram fontes de segurança e testemunha, segundo a EFE.

O porta-voz oficial da Multidão Nacional, uma força militar da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, Mahmoud al Sauaryi, disse à Agência Efe que cerca de 50 dos fuzilados eram mulheres. Por outro lado, o escritório nacional da Comissão Eleitoral indicou em comunicado que os jihadistas degolaram outro grupo de servidores do órgão em Mossul.

- Publicidade -

A Comissão Eleitoral pediu à comunidade internacional, à ONU e às organizações de direitos humanos que “intervenham imediatamente para deter o massacre e os crimes contra o povo iraquiano”.

Familiares das vítimas disseram à Efe que os jihadistas comunicaram a morte de seus parentes, mas não entregaram os corpos. A informação teria sido repassada por Mahmoud Salam, encarregado de elaborar as listas de assassinados pelo grupo.

Salam revelou que as vítimas foram condenadas por serem “apóstatas e infiéis” e por isso receberam “um justo castigo por um tribunal da sharia (lei islâmica)” estabelecida pelos radicais. Os familiares acrescentaram que o representante do EI garantiu que divulgará uma lista que contem 500 nomes de pessoas que foram assassinadas em Mossul recentemente.

Há dois dias, o governador de Ninawa, Ezel Nuyaifi, denunciou a execução de 2.070 pessoas pelas mãos do EI em Mossul em duas semanas, um número corroborado por outros líderes iraquianos, como o presidente do parlamento, Selim al Jabouri.

Além disso, um responsável de segurança da União Patriótica do Curdistão, Hukar al Yaf, disse à Efe que os jihadistas lançaram há 20 dias uma campanha maciça de prisões que está afetando toda a cidade de Mossul. Só ontem teriam sido detidos 50 policiais.

O EI tomou o controle de Mossul no dia 10 de junho do ano passado. Desde então, ampliou o controle a outras cidades do norte do Iraque, declarando um califado na região e em outros territórios controlados na Síria.

Ataques dos EUA
Na sexta-feira, a coalizão liderada pelos Estados Unidos realizou ataques aéreos contra alvos do Estado Islâmico na Síria e no Iraque, informou neste sábado à Reuters o comando da Força Tarefa Conjunta que combate o grupo.

A maioria dos ataques se concentrou perto da cidade síria de Hasaka, onde nove posições do grupo, três bunkers, um esconderijo de armas e outros postos foram destruídos, disse a força-tarefa em comunicado. Unidades táticas também foram atingidas, assim como instalações próximas de Aleppo, Raqqa e Deir al-Zor.

No Iraque, dez ataques aéreos atingiram unidades táticas, veículos, posições e depósitos de armas em oito cidades.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

 

 

 

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: