spot_img
spot_img

Equipes de resgate localizam menina com vida sob escombros de escola no México

Atualizado há

- Publicidade -

Frida Sofia, de 12 anos, disse aos bombeiros que podia ver outras duas crianças, mas que não sabia dizer se elas estavam vivas. Terremoto deixou 237 mortos e 1.900 feridos.

As equipes de resgate já sabem a localização exata de uma menina de 12 anos que está sob os escombros de uma escola que desabou na Cidade do México. O local é um dos mais de 50 prédios destruídos após o tremor de 7,1 de magnitude atingiu o país na terça-feira (19). A operação para a retirada da menina é extremamente delicada, e ainda é cedo para dizer que ela sairá dos destroços rapidamente.

ACOMPANHE EM TEMPO REAL

- Publicidade -

Vinte e cinco pessoas morreram na escola privada Enrique Rebsamen – 21 crianças e quatro adultos. Até o momento, ao menos onze crianças e uma professora foram retiradas com vida dos escombros da escola. O corpo de uma professora de 58 anos foi retirado dos escombros nesta manhã.

O número de mortos no terremoto ainda está desencontrado. De acordo com a Reuters, o terremoto deixou 237 mortos e de 1,9 mil feridos, em cinco estados (Cidade do México, Morelos, Puebla, Guerrero e Oaxaca). Cem pessoas permanecem hospitalizadas. A CNN afirma que 250 morreram.

Através de um buraco cavado nos entulhos e com a ajuda de uma câmera sensível ao calor, Frida Sofia foi localizada abrigada sob uma mesa de granito, que estava no quarto andar do edifício. O resgatista que chegou mais próximo dela, inicialmente, viu apenas a mão da garota. Ele pediu para que Frida a mexesse e ela atendeu ao pedido.

Apenas a mão

Na quarta-feira, o coordenador das operações de resgate, José Luis Vergara, disse ao canal Televisa que conseguiu falar rapidamente com a menina, que recebeu água e oxigênio e disse estar “muito cansada”

O coordenador das operações de resgate equipe não sabia como chegar até a menina “sem provocar o risco de colapso e sem arriscar a vida dos socorristas”, de acordo com a France Presse.

Frida Sofia disse aos bombeiros que podia ver outros dois estudantes, mas não era capaz de dizer se eles estavam vivos, de acordo com a emissora Televisa. Na noite de quarta, socorristas disseram ter visto cinco menores de idade com vida, enquanto outros, com equipamentos térmicos, indicaram ter detectado ao menos três sobreviventes.

De acordo com a BBC, o desabamento, que afetou a saída de emergência da escola, ocorreu justamente quando pais e responsáveis retiravam as crianças do local durante o tremor.

Voluntários se uniram aos resgatistas e levam água e comida para as pessoas que permanecem no local. Equipes de resgate dos Estados Unidos e de Israel chegaram ao México para ajudar nos resgates.

A localização de Frida reacendeu a esperança de encontrar mais pessoas com vida sob os escombros. Só na Cidade do México, mais de 50 prédios desabaram. Milhares de pessoas ficaram sem energia e tiveram o fornecimento.

O Papa Francisco, por meio do Dicastétrio para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, disponibilizou uma ajuda de 150 mil dólares para ajudar o México a se recuperar do terremoto, de acordo com a Rádio Vaticano.

Por que tantos terremotos?

O terremoto aconteceu cerca de duas semanas depois de um outro tremor, de 8,1 de magnitude, atingir o sul do país. Chamou a atenção ainda o fato de ele ter ocorrido em 19 de setembro, dia em que, em 1985, um outro terremoto deixou milhares de mortos no país. O epicentro na terça foi registrado a cerca de 150 km ao sudeste da Cidade do México. O país, que está no Círculo de Fogo do Pacífico, por isso, é muito sujeito a tremores.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: