24 C
Distrikt Paramaribo
sexta-feira, 10 janeiro, 2025

Encontro vai discutir demandas ambientais do Amapá, Guiana Francesa E Suriname para a COP30

Evento ocorrerá de 11 a 13 deste mês em Macapá. Demandas discutidas serão apresentadas em 2025 durante a Conferência do Clima da ONU, no Pará.

Veja também

DA REDAÇÃO – Macapá vai sediar entre os dias 11 e 13 de dezembro o evento “Encontros Amazônicos Pré-COP30”, que promete ser um importante espaço de debate e integração entre diferentes atores da região. Indígenas, extrativistas, pescadores, pesquisadores do Amapá, da Guiana Francesa e Suriname se reunirão para discutir questões cruciais para a preservação da Amazônia e as demandas que serão apresentadas durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), prevista para 2025, em Belém (PA).

Com o tema “Novas Alianças pela Amazônia”, o evento busca fortalecer a cooperação entre setores sociais, governamentais, econômicos e científicos, além de promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo para a região amazônica. As discussões visam, sobretudo, explorar alternativas para mitigar os impactos das mudanças climáticas, com ênfase na redução dos gases de efeito estufa, tema central das futuras negociações da COP 30.

A programação, que conta com o apoio do governo do Estado do Amapá, inclui palestras, mesas redondas e apresentações de ideias inovadoras voltadas à bioeconomia, negócios verdes e economia social. Os participantes terão a oportunidade de conhecer soluções sustentáveis para promover o crescimento econômico da região, sem prejudicar o meio ambiente.

Além das discussões acadêmicas e políticas, o evento contará com uma feira de empreendedorismo e atrações culturais, destacando as tradições e as potencialidades da região amazônica. A expectativa é que a programação atraia não apenas especialistas e ativistas ambientais, mas também a comunidade local, fortalecendo o engajamento da população nas questões climáticas.

Os “Encontros Amazônicos Pré-COP30” têm o objetivo de gerar uma agenda comum entre os povos da região e os tomadores de decisão, para que a Amazônia seja adequadamente representada na COP 30. A contribuição dos participantes será essencial para destacar as particularidades da Amazônia no debate global sobre mudanças climáticas, além de impulsionar iniciativas voltadas à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

As inscrições para o evento já estão abertas, e mais informações podem ser consultadas através do site oficial.

- Publicidade -spot_img

Mais do LPM

- Publicidade -

Conteúdos recomendados

Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App