A americana Phoenix Development Holding Company LLC (PDC) confirmou e atualizou que vai investir dois bilhões de euros na construção de um porto de águas profundas no Suriname.
O porto ficará localizado no distrito de Nickerie, a mais de 200 quilômetros da capital Paramaribo e não muito distante da fronteira com a vizinha Guiana. A indústria offshore de petróleo e gás da Guiana e do Suriname pode ser atendida a partir do porto. Petróleo e gás estão sendo bombeados em grande escala na costa da Guiana, o Suriname espera começar a fazê-lo em quatro anos.
O porto marítimo deve poder receber os maiores navios e desenvolver-se numa importante zona económica. Os americanos precisam de 1.500 hectares de terra para o porto, que o surinamês NV Havenbeheer diz que vai cuidar.
O diretor da PDC, Walter Teter, diz que o Suriname tem uma localização geográfica ideal para fabricação e logística para atender mercados como o norte do Brasil e países do Caribe através do Oceano Atlântico. O porto de águas profundas torna o Suriname adequado para a indústria offshore, comércio, logística, produção e agricultura.