spot_img
spot_img

Em mensagem de Natal, rainha fala em reconciliação

Atualizado há

- Publicidade -

No ano do plebiscito de independência da Escócia, rainha defendeu os ‘benefícios da reconciliação’. Também lembrou visita ao set de ‘Game of Thrones’

No ano em que a Escócia realizou um plebiscito sobre a independência do Reino Unido, a mensagem de Natal da rainha Elizabeth II destacou a importância da reconciliação. “É claro que a reconciliação toma formas diferentes. Na Escócia, depois do referendo, muitos se sentiram muito desapontados, enquanto outros se sentiram aliviados, e unir essas diferenças vai levar tempo”, disse na mensagem exibida nesta quinta-feira.

Os escoceses rejeitaram a independência do Reino Unido em um plebiscito realizado em setembro, após uma campanha por vezes amarga que se arrastou durante dois anos e dividiu amigos e famílias. Antes da votação, Elizabeth II disse que os escoceses deveriam “pensar com muito cuidado sobre o futuro”, indicando seu desejo de que o reino permanecesse unido.

- Publicidade -

Às vezes a reconciliação parece ter pouca chance… mas a trégua de Natal nos lembra que a paz e a boa vontade têm poder duradouro”, ressaltou a rainha, que também falou sobre o centenário da I Guerra Mundial. Ela mencionou a instalação de quase 900.000 papoulas vermelhas de cerâmica no fosso da Torre de Londres, em homenagem a cada um dos mortos da Grã-Bretanha e suas colônias à época. “Para cada papoula, uma vida, e uma lembrança do luto dos entes queridos deixados para trás”.

Ainda seguindo a ideia da reconciliação, a rainha mencionou o jogo de futebol que uniu espontaneamente soldados britânicos e alemães. “Sem nenhum comando ou instrução, os tiros cessaram e os soldados e encontraram na terra de ninguém para tirar fotos e trocar presentes. Isso foi uma trégua de Natal”.

Game of Thrones A rainha também mencionou a Irlanda do Norte como exemplo de comunidade dividida que se uniu. “Os benefícios da reconciliação estavam claros quando eu visitei Belfast em junho”, afirmou. Na capital, a rainha visitou uma prisão que foi transformada em um centro turístico e também o local onde são realizadas as filmagens de um famoso seriado da HBO: “Embora minha visita ao set de Game of Thrones talvez tenha ganhado mais atenção, minha visita a Crumlin Road Gaol é que vai permanecer viva na minha lembrança”, disse Elizabeth, ressaltando que o que foi uma prisão durante o conflito entre católicos e protestantes “agora é um lugar de esperança”.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: