spot_img
spot_img

Eleição nos EUA: Trump vence primárias na Carolina do Sul; Bush desiste

Atualizado há

- Publicidade -

Empresário ficou dez pontos percentuais à frente dos senadores Marco Rubio e Ted Cruz; Filho e irmão de ex-presidentes, Jeb Bush amargou mais um resultado ruim e abandonou a corrida à Casa Branca.

O empresário Donald Trump venceu com folga neste sábado as primárias republicanas da Carolina do Sul: teve 32,5% dos votos, dez pontos percentuais à frente dos senadores Marco Rubio e Ted Cruz, com 22,5% e 22,3% dos votos, respectivamente. Em um distante quarto lugar, ficou o ex-governador da Flórida Jeb Bush, com 7,8%. John Kasich, que ficou em segundo nas prévias de New Hampshire, acabou em quinto desta vez, com 7,6%, e o neurocirurgião Ben Carson, em sexto, com 7,2%. O próximo confronto entre os pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos acontece na terça-feira que vem em Nevada, onde Trump também aparece à frente nas pesquisas.

Ao saber do mau resultado na Carolina do Sul, Jeb Bush anunciou que desistiu da corrida à Casa Branca. “Esta noite suspendo minha campanha”, disse o ex-governador da Flórida, irmão e filho de ex-presidentes. Em breve discurso, Jeb agradeceu a seu irmão, George W. Bush, e a sua mãe Barbara, por terem participado nos últimos dias da campanha. Bush começou a disputa pela indicação republicana como favorito, mas nunca chegou a liderar as pesquisas e perdeu todas as três prévias republicanas disputadas até aqui: Iowa, New Hampshire e, agora, Carolina do Sul.

- Publicidade -

Acompanhado de sua esposa Melania e de sua filha Ivanka, Trump comemorou sua segunda vitória consecutiva na disputa republicana. Ele agradeceu a seus eleitores e parabenizou Cruz e Rubio “pelo bom trabalho que fizeram”. “Não é nada fácil ser candidato a presidente. É ruim, é desagradável, é cruel, mas é maravilhoso”, disse. Por sua composição demográfica, a Carolina do Sul é considerada um dos melhores termômetros da disputa republicana: desde 1980, todo vencedor das prévias no estado acabou se consagrando também na convenção nacional do partido, exceção feita à disputa de 2012, em que Mitt Romney ficou em segundo no estado, mas em primeiro na convenção.

O senador pela Flórida, Marco Rubio, também comemorou o segundo lugar na Carolina do Sul, dizendo que os Estados Unidos estão preparados “para uma nova geração de conservadores”. “Este país está pronto para uma nova geração de conservadores que nos guie no século XXI. Agora os filhos da revolução de Ronald Reagan estão preparados para assumir o manto da liderança”, afirmou.

Democratas – A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, venceu o senador Bernie Sanders neste sábado 20, em primárias do partido Democrata, em Nevada. Com 70% dos votos apurados, ela conta com 52%, contra 48% do senador Sanders. Em sua conta oficial no Twitter, a ex-secretária de Estado agradeceu o empenho de todos que votaram nas primárias, e dividiu a vitória com os eleitores. O senador Bernie Sanders, também em sua conta no Twitter, agradeceu o apoio dos eleitores e se disse orgulhoso de fazer uma disputa tão acirrada, já que no início do pleito aparecia muito atrás de Hillary.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: