O acordo rompido pela EBS se refere a suspensão da aplicação do aumento da taxa de energia até que o governo negociasse com os sindicatos e empresários.
Nesta sexta-feira, 20 de maio, a EBS publicou em seu site na internet, os novos valores referentes a aplicação do aumento que havia sido suspenso pelo presidente Desi Bouterse um dia antes do protesto em maça realizado no dia 13 de maio em Paramaribo.
Depois que o presidente anunciou a suspensão do aumento, os novos preços foram retirados do site da EBS, no entanto, nesta sexta-feira, 20 de maio, as novas taxas foram novamente colocadas no site.
O fato agravante nesta questão é que o governo ainda está negociando com os sindicatos e associações da indústria e do comércio sobre as tarifas de energia. Presume-se que isto aconteceu porque a equipe do Fundo Monetário Internacional (FMI ) não ficou feliz com a decisão do presidente Desi Bouterse de suspender o aumento, que é uma exigência do FMI para atender o pedido de empréstimo feito pelo governo.
Depois da medida anunciada pelo presidente, o FMI decidiu que somente no dia 23 de maio vai decidir se vai ou não liberar o empréstimo solicitado pelo governo do Suriname. O FMI solicitou esclarecimentos depois que o presidente decidiu segurar o aumento para os preços da energia elétrica.
Deixe seu comentário abaixo.