26 C
Distrikt Paramaribo
quinta-feira, 9 janeiro, 2025

Dólar sobe 1,45% e volta a encostar em R$ 3,50

Veja também

O dólar subiu 1,45% nesta segunda-feira e fechou o dia negociado por 3,49 reais, depois de o Banco Central voltar a atuar de maneira mais intensa no mercado de câmbio. Os investidores também maniveram-se atentos ao cenário político brasileiro.

“A tendência do dólar é de queda (em relação ao real), o que vai demandar atuação do BC”, afirmou o operador de câmbio da corretora B&T Marcos Trabbold.

O Banco Central realizou neste pregão leilão de até 40.000 swaps cambiais reversos – equivalentes à compra futura de dólares -, depois de passar quase duas semanas quase sem intervir no mercado de câmbio. Muitos especialistas entendem que o BC não quer o dólar abaixo de 3,50 reais porque essa cotação prejudicaria os exportadores e também pelo fato de a moeda americana já ter se depreciado bastante neste ano. Só em março e em abril, as quedas mensais acumuladas foram de 10,17% e 4,34%, respectivamente.

A cena política no Brasil permaneceu no radar dos investidores, com a expectativa de que o afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff seja aprovado pelo Senado na próxima semana, o que levará o vice Michel Temer a assumir o comando do país. De modo geral, o mercado reagiu bem à indicação de que o ex-presidente do BC Henrique Meirelles será o novo ministro da Fazenda.

Nesta segunda-feira, o governo elevou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compra de moeda estrangeira em espécie, prevendo aumentar a arrecadação em 1,4 bilhão de reais só neste ano, um dia após ter anunciado reajustes no programa social Bolsa Família. Mas, segundo operadores, a medida não teve impacto relevante na cotação da moeda.

Bovespa recua – A Bovespa fechou em queda nesta segunda, pressionada particularmente pelas ações de bancos. Os papéis do Itaú Unibanco caíram quase 3% antes da divulgação do resultado trimestral, nesta terça-feira. O declínio dos preços de commodities corroborou a realização de lucros no pregão brasileiro.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, caiu 0,65%, a 53.561 pontos. O volume financeiro somou 5,8 bilhões de reais.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

- Publicidade -spot_img

Mais do LPM

- Publicidade -

Conteúdos recomendados

Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App