A representante dos Estados Unidos da América no Suriname, Karen Lynn William deixou o Suriname, deixou a embaixada após quatro anos no cargo, nesta segunda-feira (31). A diplomata foi condecorada pelo presidente Santokhi, pelo bom trabalho que como portadora da Grand Ribbon, na Ordem Honorária da Palma.
No Palácio Presidencial, Santokhi enfatizou particularmente a contribuição de Williams para fortalecer o relacionamento entre o Suriname e os Estados Unidos.
O presidente também expressou agradecimentos à embaixadora. “Nossos países mantêm relações bilaterais sólidas e boas há 46 anos. Vale ressaltar que esse vínculo continuou a crescer durante o seu mandato”, destacou Santokhi.
O governo enfatizou a contribuição da diplomata em criar novas oportunidades de exportação e investimento, o que, segundo o governo federal, impactou significativamente o Caribe e o Suriname.
Ao longo dos quatro anos, os dois países se apoiaram em diferentes áreas. A pandemia de Covid-19 foi um desses casos, em que a diplomata fez esforços consideráveis durante reuniões e visitas.
Santokhi mencionou a visita histórica do ex-secretário de Estado Mike Pompeo, as reuniões com a vice-presidente Kamala Harris e o secretário de Estado Antony Blinken em Washington, DC, em setembro de 2021.
Williams ficou satisfeita com a condecoração e se mostrou satisfeita com o mandato no Suriname. Ela destacou que os Estados Unidos continuarão a apoiar o governo do Suriname nos esforços para restaurar a economia.