spot_img
spot_img

Dia mundial do câncer ocorre no dia 4 de fevereiro

Há 23 anos (desde 2000) é comemorado todos os anos no dia 04 de fevereiro.

Atualizado há

- Publicidade -

O Dia Mundial do Câncer é um evento de saúde para conscientização sobre o câncer iniciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Há 23 anos (desde 2000) é comemorado todos os anos no dia 04 de fevereiro, com o objetivo de conscientizar e educar as pessoas sobre sua prevenção (vacinação), detecção (triagem) e tratamento.

O tema do Dia Mundial do Câncer deste ano é “Fechar a lacuna de cuidados”, que é uma continuação do tema de 2022 e será executado até 2024 (uma campanha de 3 anos) com metas especificadas para cada ano. A meta para 2023 é: Unir nossas vozes e agir. O Dia Mundial do Câncer chama a atenção para a importância de prevenir, detectar e tratar o câncer precocemente.

O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo. No Suriname, o câncer é a segunda principal causa de morte. As mortes por câncer aumentaram significativamente nos últimos anos. Os tipos mais comuns de câncer no Suriname são câncer de mama, câncer cervical e câncer colorretal em mulheres e câncer de próstata, câncer de pulmão, câncer colorretal e câncer de cabeça e pescoço em homens.

- Publicidade -

Programas de vacinação e triagem são formas eficazes de reduzir a carga de certos tipos de câncer. Certifique-se de que as crianças sejam vacinadas contra Hepatite B (recém-nascidos até 24 horas após o nascimento) e Vírus do Papiloma Humano (meninas de 9 a 13 anos que ainda não são sexualmente ativas). Muitos tipos de câncer têm grandes chances de cura se detectados precocemente e tratados adequadamente. Faça exames regulares para câncer de cólon (homens e mulheres ≥ 50 anos), câncer de mama (mulheres ≥ 50 anos) e câncer cervical (mulheres (≥ 23 anos).

Segundo a OMS, cerca de 40% de todos os cânceres podem ser evitados evitando os principais fatores de risco. O risco de câncer pode ser reduzido de várias maneiras, incluindo:

  • Consumir uma dieta nutritiva rica em frutas e vegetais e pobre em alimentos processados ​​e carne vermelha.
  • Exercício regular e manutenção de um peso saudável.
  • Abster-se de usar produtos de tabaco.
  • Consumo mínimo de álcool.
  • Tomar precauções contra os raios ultravioleta inclui o uso de protetor solar e o uso de roupas de proteção.
  • Participe regularmente de exames de câncer recomendados.
  • Evite a exposição a produtos químicos nocivos no ambiente.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: