spot_img
spot_img

Delegação do Suriname visita escolas em Belém do Pará

Atualizado há

- Publicidade -

O início da agenda oficial ocorreu na manhã da última segunda-feira, 25 de fevereiro.

Uma delegação do Suriname composta por representantes ministeriais e do gabinete da Primeira Dama, Ingrid Bouterse, conhece gestão eficiente da merenda escolar de Belém.

Uma delegação da República do Suriname, formada por representantes ministeriais e do gabinete da primeira dama, Ingrid Bouterse, está em Belém para conhecer a gestão eficiente da Prefeitura de Belém que garante alimentação de qualidade, balanceada e com alto valor nutricional para mais de 70 mil alunos matriculadas na rede municipal de ensino.

- Publicidade -

O início da agenda oficial ocorreu na segunda-feira (25), durante a entrega de kits escolares e uniformes para aproximadamente 1000 alunos da rede municipal de ensino, realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Ayrton Senna, no bairro Parque Guajará, por meio da Secretaria de Educação (Semec). Até quinta-feira, dia 28, outras escolas municipais serão visitadas pela delegação, incluindo unidades das ilhas de Cotijuba e Combu.

A coordenadora de alimentação escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcília de Oliveira, destacou que Belém tem uma excelente gestão educacional e que utiliza a agricultura familiar de forma exemplar. “A similaridade do solo de Belém com o do Suriname nos faz acreditar que os bons exemplos daqui poderão ser replicados por lá. Indicamos a cidade de Belém para que os profissionais enviados pelo Governo do Suriname pudessem entender a forma como se dá esse gerenciamento dos recursos destinados à alimentação dos alunos da rede municipal”, explicou.

Foi por meio deste empenho dedicado à alimentação saudável nas escolas que o município de Belém ganhou o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, recebido pela Prefeitura de Belém em 2013, e concedido pela organização não governamental (ONG) Ação Fome Zero; e em 2016 recebeu da Fundação Abrinq os selos “Reconhecimento Pleno” e “Boas Práticas”, oriundos dos projetos “Educando com a Horta Escolar e Gastronomia” e “Café da Manhã nas Escolas”. Em 2017 Belém despontou como vencedora da etapa nacional do concurso de Melhores Receitas da Alimentação Escolar, em concurso promovido pelo FNDE.

A cônsul do Suriname em Belém, Yasmien Wijngaarde, explicou que diversas semelhanças aproximam a capital paraense de cidades do Suriname, seja com relação a pessoas, cultura e características climáticas. “A ideia é assimilar as ações premiadas da gestão em Belém para que sejam reproduzidas de acordo com as necessidades das escolas do Suriname”, explicou Wijngaarde.

Fazem parte da delegação surinamesa representantes do gabinete da Primeira Dama, dos ministérios da Educação, Ciência e Cultura, da Saúde, da Agricultura e de Assuntos Sociais e Moradia.

Foto: Tássia Barros

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: