spot_img
spot_img

Daniel Radcliffle encarna poeta gay Allen Ginsberg em ‘Versos de um Crime’

Atualizado há

- Publicidade -

Longa reúne escritores da Geração Beat a partir do assassinato de David Kammerer, interpretado por Michael C. Hall, do extinto seriado de TV ‘Dexter’.

dani daniel

Nessa quinta-feira, 12 de junho, estreia nos cinemas brasileiros o aguardado ‘Versos de um Crime’ , filme do estreante em longas-metragem John Krokidas estrelado por Daniel Radcliffe, que na trama dá vida ao poeta gay da Geração Beat Allen Ginsberg. O roteiro, assinado pelo próprio diretor com Austin Bunn e baseado em fatos reais, narra o período em que Ginsberg se envolveu no assassinato de David Kammerer (Michael C. Hall), um homem que era obcecado por Lucien Carr (Dane Dehaan), interesse amoroso do autor de ‘Uivo e Outros Poemas’, livro mais famoso de Ginsberg e publicado pelo escritor em 1956.

A história começa no ano de 1943, quando o protagonista é aceito na Universidade Columbia, em Nova York (EUA), e deixa a casa dos pais, Louis (David Cross) e Naomi Ginsberg (Jennifer Jason Leigh), em Nova Jersey, para correr atrás do sonho de se tornar um grande escritor e mergulhar no universo das artes. Por outro lado, Allen fica preocupado em deixar a mãe sozinha, já que ela é mentalmente instável e o marido não dá o menor apoio para que Naomi fique bem psicologicamente. Ainda assim, o aspirante a escritor decide ir para Columbia e cuidar da mãe mesmo de longe.

- Publicidade -

Chegando na universidade, Allen cruza o caminho do tresloucado e subversivo Lucien Carr de maneira completamente inusitada e se sente atraído por aquela figura transgressora de imediato. Aos poucos, o protagonista é apresentado ao ‘mundo dos prazeres’ que Lucien traz para Allen e assim o escritor conhece os outros nomes que, iguais a ele, se tornariam famosos anos mais tarde por integrar a Geração Beat, como Jack Kerouac (Jack Huston), autor de ‘Na Estrada’ (1957), e William Burroughs (Ben Foster), que publicou ‘Almoço Nu’ em 1959.

Juntos, Allen, Lucien, Jack e William experimentam as possibilidades da vida intensamente e compartilham diversas aventuras e desventuras. O quarteto também precisa lidar com a presença indesejável de David, que não consegue deixar de atormentar o juízo de Lucien. Ao perceber o interesse de Allen pelo seu amado, David também passa a incomodar o protagonista, que é visto como um inimigo por David. À medida que o último se comporta de forma cada vez mais descontrolada, Lucien entende que precisa se afastar de vez de David. E assim ele acaba assassinando David em 1944 com golpes no peito com um canivete suíço durante uma discussão no Riverside Park.

Depois do crime, Lucien procura Jack e William para o ajudarem a descobrir o que fazer para acobertar o assassinato. Mais tarde, Lucien não escapa em ser acusado pela polícia de Nova York de ser o responsável pela morte de David e os dois amigos também são indiciados como cúmplices do crime. Sem saber o que estava acontecendo, Allen então se depara com um dilema moral: ajudar Lucien a se livrar da acusação de assassinato ou deixar a Justiça decidir o destino do amigo, já que ele conscientemente matou David Kammerer. No elenco do filme também estão Elizabeth Olsen, John Cullum, Erin Darke e Kyra Sedgwick.

Bem recebido pela crítica internacional, chegando a conquistar uma indicação ao Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance de 2013, ‘Versos de um Crime’ é uma interessante produção que conta com atuações bastante convincentes de todo o elenco, destaques para Dehaan, C. Hall e Jason Leigh, e que consegue manter a atenção do espectador do início ao fim, que acaba por sentir a necessidade de não perder nenhum detalhe da trama.

A direção de Krokidas também se destaca por ganhar um estilo relativamente próprio já em seu primeiro trabalho em longas. Além disso, a opção de trilha sonora nas cenas do filme é outra bola dentro do cineasta de 40 anos. No final das contas, ‘Versos de um Crime’ se torna um retrato daquela época da Geração Beat e do movimento de contracultura que merece ser conferido.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: MSN

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: