spot_img
spot_img

Coreia do Norte dispara mísseis pouco antes de visita de secretário dos EUA à região

Atualizado há

Ash Carter, secretário de Defesa americano, viajou a Coreia do Sul para discutir a crescente ameaça do Norte e a estabilidade na península coreana.

A Coreia do Norte disparou dois mísseis ao largo de sua costa oeste, informou nesta quinta-feira a Coreia do Sul. Esse foi o mais recente de uma série de disparos de curto alcance realizados pouco antes da chegada do secretário de Defesa dos EUA à região. Os dois mísseis foram disparados na terça-feira, segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, uma semana depois do lançamento de quatro projéteis de curto alcance.

O secretário de Defesa dos EUA, Ash Carter, chegou ao Japão na terça-feira à tarde e viajou para a Coreia do Sul nesta quinta, onde deve discutir uma resposta às ameaças da Coreia do Norte. “É apenas um lembrete de como as coisas estão tensas na península coreana. Essa é a razão pela qual estou indo”, disse Carter a repórteres na base aérea de Yokota, no Japão, antes de partir para a Coreia do Sul. “Se foi uma mensagem de boas-vindas para mim, fico lisonjeado”, acrescentou.

Um alto funcionário dos EUA descreveu o teste de mísseis como um ato de provocação antes da visita de Carter. “O arsenal de mísseis deles está crescendo e a vontade de testar esses mísseis parece estar crescendo junto, como vimos hoje”, disse o oficial à agência Reuters, em condição de anonimato.

Segundo militares dos EUA, a Coreia do Sul necessita de um sofisticado sistema de defesa aérea para conter a ameaça dos mísseis norte-coreanos. No entanto, o governo de Washington não fez nenhuma proposta formal de implantar o escudo Terminal High Altitude Area Defense (THAAD) na Coreia do Sul e esse assunto não está programado na agenda de visita de Carter. O THAAD é um sistema móvel de proteção de mísseis desenvolvido pelos EUA. China e Rússia já se manifestaram contra a implementação desse modelo de proteção pois julgam tratar-se de uma ameaça à estabilidade da Ásia.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App