spot_img
spot_img

Copa do Mundo é chance de sul-americanos “mostrarem do que são capazes”, diz especialista

Atualizado há

- Publicidade -

Por meio do futebol, cidadãos podem experimentar sentimento de realização em nível mundial.

A Copa do Mundo sempre desperta a raça e o patriotismo dos brasileiros, entre outros motivos, porque a disputa do Mundial é um dos principais momentos em que o Brasil se destaca positivamente no cenário internacional, instigando sonhos e esperanças de milhares de jovens do País.

E, em 2014, esses sentimentos estão ainda mais aflorados, com a realização do campeonato no Brasil.

Esta edição da Copa é a chance de brasileiros e cidadãos de toda a América do Sul experimentarem o sentimento de realização em nível mundial, ainda que por meio do futebol.

- Publicidade -

“Há toda uma questão psicológica por estar em casa e isso vale para todos os sul-americanos. Essa raça é potencializada pela questão de querer mostrar do que somos capazes, o que podemos fazer”, explica Rodolfo Ribeiro, doutorando em comportamento de torcedores e professor do Senac/SP.

Em números, pode-se destacar o Uruguai, que, com um PIB (Produto Interno Bruto) de cerca de R$ 100 bilhões em 2013, já está classificado para a segunda fase do torneio, enquanto a poderosa Espanha, que tem um PIB 27 vezes maior do que o uruguaio, já está eliminada.

Colômbia e México, que também garantiram vaga na disputa das oitavas de final, possuem PIBs que, juntos, não chegam perto dos valores obtidos individualmente por Itália e Inglaterra, ambos fora da competição.

“O esporte desperta isso. Apesar de os países sul-americanos não estarem no topo dos índices econômicos e sociais, na Copa, eles conseguem se impor diante dos países europeus de forma muito efetiva”, diz Ribeiro.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: R7

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: