spot_img

Conheça diferenças e vantagens do parto normal

Atualizado há

Método natural tem melhor recuperação e traz menos riscos para a mãe e o bebê.

a-chegada-de-uma-crianca-foto

No Brasil, a prevalência do parto normal em 2011 foi de 56%, de acordo com o relatório da Unicef “Situação Mundial da Infância”. Essa porcentagem merece ser ainda maior, uma vez que a retirada do bebê de forma natural traz muito mais vantagens para a mãe e a criança. O indicado pela OMS é que até 15% dos partos seja cesariana, e os índices no Brasil são bem mais altos do que isso. O risco de morte materna associada à cesariana, por exemplo, é 3,5 vezes maior que o método natural. Conheça os principais benefícios desse tipo de parto e saiba como ele é realizado.

Melhor recuperação

O parto via vaginal traz melhor recuperação da mulher, além de menos riscos de infecções, hemorragias e lesões de órgãos como bexiga, uretra, artérias e intestinos. São necessários menos medicamentos e o risco de trombose (entupimento das veias) também é menor, já que a paciente pode se movimentar durante todo o trabalho de parto e volta a caminhar mais rápido do que depois de uma cesárea.

A perda de sangue é menor que no parto cesárea, já que não é preciso realizar cortes grandes e profundos. Para ter uma ideia: a cirurgia abdominal da cesariana provoca uma perda em torno de 1,5 litros de sangue, enquanto que o parto normal costuma provocar perda de até meio litro.

Vantagens ao bebê

“Toda mulher que aguarda o parto normal precisa ser orientada que a qualquer momento pode ser necessária uma cesárea para dar melhor assistência a ela e ao bebê.”

O vínculo entre a mãe e o filho também tem mais chances de ser mais intenso em um parto normal. Sempre que possível, buscamos entregar o bebê à mãe logo após o parto para que seja acolhido, abraçado e amamentado. É um momento em que a relação maternal é importantíssima.

É verdade também que o bebê passa estresse durante o trabalho de parto normal. Mas as mudanças que acontecem durante esse momento desencadeiam a produção de substâncias – como os corticoides – que ajudam a preparar o organismo do bebê para o ambiente externo ao útero.

A saída pelo canal vaginal – e não pela barriga, como na cesariana – provoca uma compressão do tórax do bebê. Isso o ajuda a eliminar todo o líquido amniótico das vias respiratórias, aliviando desconfortos respiratórios.

Há desvantagens?

“Para aumentar o conforto no trabalho de parto, podemos usar massagens, banhos de banheira e atividades como exercícios na bola.”

Quando não há condições de saúde que necessitem a realização de uma cesárea, a mãe e o bebê estarão bem em um parto normal e há toda uma equipe capacitada no hospital para dar assistência à mãe. Dessa forma, não há desvantagens. O que existe são os riscos do parto, seja ele via vaginal ou cesárea. Por isso, toda mulher que aguarda o parto normal precisa ser orientada que a qualquer momento pode ser necessária uma cesárea para dar melhor assistência a ela e ao bebê.

Algumas situações que podem precisar de parto cesárea são: desproporção céfalo-pélvica (quando a cabeça do bebê é maior do que a passagem da mãe), hemorragias no final da gestação, bebê transverso (atravessado), sofrimento fetal, diabetes gestacional, pressão alta e trabalho de parto prolongado.

Mulheres que podem realizar parto normal

No início de uma gestação, qualquer mulher pode pensar em ter um parto normal, a não ser em casos que a mulher já tenha feito duas ou mais cesáreas anteriores ou tenha alguma doença que a impeça de ter um parto normal, como um problema cardíaco importante, por exemplo. Ao decorrer da gestação, entretanto, podem aparecer problemas que nos impeçam de realizar o parto vaginal, como o bebê não virar de cabeça para baixo.

Uso de anestesia

A episotomia é um corte realizado na região do períneo (área muscular entre a vagina e o ânus) para ampliar o canal de parto. Muitas mulheres não precisam desse corte – só na hora do parto que é possível definir se ele será realmente necessário.

Dores durante o parto

O parto vaginal costuma ser mais dolorido se for sem uso de anestesia, por conta das contrações uterinas, mas o limite de dor de cada mulher é muito variável. Em mulheres que não podem ou não querem receber a analgesia de parto através da peridural, podemos usar massagens, banhos de banheira e atividades como exercícios na bola. Mesmo as que recebem anestesia devem realizar essas atividades durante o trabalho de parto, pois favorecem a evolução do trabalho de parto.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: MinhaVida

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

Suspeito indiciado pela morte de Jeff Machado confessou a ocultação do corpo do ator,...

0
O nome de uma pessoa que não tinha sido revelado pela polícia na investigação da morte do ator Jeff Machado, de 44 anos, está entre os dois indiciados pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) por homicídio e ocultação de cadáver nesta quarta-feira (31)....

LPM TV exibe clássico Fla Flu pela Copa do Brasil nesta quinta-feira (1º)

0
Confira a programação desta quinta-feira, dia 1º 14h30   –   CNN Brasil (Ao vivo) 15h00   –   Filme: Cowboys & Aliens 16h55   –   Documentário: Febre do Ouro 17h40   –   Globo Esporte 18h00   –   Jornal Hoje 19h20   –   Reality: Pequenas Empresas, Grandes Sonhos 20h00   –   Copa do Brasil: Flamengo...

Mais de 120 quilômetros da estrada que liga Roraima a Guiana está pavimentado

0
No programa Agenda da Semana, que pertence a uma rádio de Roraima, o secretário Estadual Especial de Atração de Investimento, Aluízio Nascimento, falou sobre a integração econômica do estado com a República Federativa da Guiana, investimentos e desenvolvimento da...

Após MP do Suriname exigir 20 anos de prisão, ex-ditador dispara: “Não esqueçam que...

0
O Ministério Público (MP) do Suriname voltou a exigir a sentença de 20 anos de prisão para o ex-presidente Desi Bouterse, julgado em segunda instância pelo assassinato de 15 opositores em 1982, baseado na...

Pastor André Valadão faz desabafo sobre caso com atriz global

0
O pastor André Valadão se irritou e deu um esporro em seus seguidores na tarde da última segunda-feira (29) depois que uma polêmica, envolvendo um suposto caso extraconjugal, surgiu na caixa de perguntas do...

Petrobras planeja retomar investimento na Bolívia, Venezuela e Guiana

0
O dirigente da Petrobras, Jean Paul Prates, se encontrou com o presidente da Bolívia, Luis Arce, para tratar sobre o futuro da exploração de gás e petróleo na América do Sul nesta terça-feira (30/5)....

Paraense presa com cocaína na Indonésia pede desculpas ‘por ofender o país’ na última...

0
A brasileira Manuela Vitória de Araújo Farias, presa em janeiro por tráfico de drogas na Indonésia, pediu, durante audiência desta terça-feira (30), desculpas às autoridades indonésias por "ofender o país". A declaração da mulher foi...
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: