spot_img
spot_img

Conheça a cidade brasileira onde os moradores se escondem do sol por causa de doença extremamente rara que já matou vários deles

Atualizado há

- Publicidade -

Um alto número de moradores de uma pequena cidade brasileira não pode ficar exposto ao sol devido a uma condição genética extremamente rara.

A pequena cidade de Araras, no estado de São Paulo, possui uma característica incomum: uma maioria de moradores sofre de xeroderma pigmentoso (XP), uma doença genética extremamente rara em que o portador possui uma dificuldade em reverter as agressões provocadas no DNA através da radiação solar.

Dos 800 habitantes, 600 são afetados por “XP” e carregam um gene recessivo. Desses, 20 são susceptíveis a uma forma agressiva de câncer de pele.

- Publicidade -

O rosto de Djalma Jardin foi devastado pela doença, deixando-o apenas com um dos olhos, o qual não podia se fechar. Infelizmente a condição custou-lhe a vida.

Sua família já perdeu outro membro devido à condição, e outro dos irmãos e uma irmã do homem em questão também foram afetados pela mesma doença.

O produtor de leite, Deide, também perdeu grande parte de seu rosto pelo mesmo motivo e precisa de uma prótese para poder falar.

Gleice Machado, proprietária de uma loja, afirmou que estava ansiosa para descobrir o que estava causando a epidemia, depois de ver várias pessoas com a condição.

Ela também disse que algumas pessoas acreditavam que a condição se tratava de uma Doença Sexualmente Transmissível, e que outras indicavam ser um castigo de Deus.

Após aumentar a consciência sobre o que acontecia através da imprensa local, a história foi mostrada pela imprensa nacional.

O alastramento da doença se deu porque pessoas com o gene defeituoso casavam-se e tinham filhos, e assim a condição se torna dominante.

Não há cura para o XP e médicos alertaram que os moradores devem ficar fora do sol.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Gadoo

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: