spot_img
spot_img

Comunicado a toda Comunidade Brasileira no Suriname

Atualizado há

- Publicidade -

Caríssimos Colegas Conselheiros (as) de Cidadãos Brasileiros no Suriname (CCB-Suriname), e a Comunidade Brasileira em geral.

Segue esse importante documento a ser apreciado por nós/Conselho e Comunidade Brasileira em Suriname. Aproveito a oportunidade, para convocar-lhes para reunirmo-nos a fim de colhermos sugestões e prepararmos um texto que será encaminhado como nossa contribuição nesse assunto de extremo interesse, sobretudo em nossa região. Próximo sábado, 19/07/2014, às 10.30 da manhã, no CCBS. Aguardo vossas confirmações. Respeitosamente, Zé Paulo

I Conferência sobre Questões de Gênero na Imigração Brasileira.

- Publicidade -

Data do Evento: Brasília, 4 a 6 de novembro. Providências.
Em conformidade com o Item 30 do Plano de Ação resultante da IV Conferência Brasileiros no Mundo, foi agendada para o período de 4 a 6 de novembro de 2014 a I Conferência sobre Questões de Gênero na Imigração Brasileira.

O evento será realizado no Hotel Golden Tulip em Brasília pelo MRE, em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão.

O objetivo do evento será o de aprofundar a discussão de temas de gênero que afetam as comunidades brasileiras no exterior, tais como violência doméstica, disputa por guarda de menores, imagens estereotipadas da mulher brasileira, questões de saúde feminina, empoderamento dos setores mais carentes da diáspora, questões afetas à comunidade LGBT e outros. Para as discussões, serão chamados representantes dos órgãos competentes, incluindo a Secretaria de Políticas Para Mulheres, Secretaria de Direitos Humanos, Ministério da Saúde e outros. O resultado esperado será o delineamento de políticas específicas, de linhas de ação e iniciativas em benefício dessas comunidades no exterior, em parcerias entre o MRE e os órgãos com competências específicas.

De modo a permitir que as comunidades no exterior sejam ouvidas na seleção dos temas a serem tratados no encontro, muito agradeceria aos postos destinatários desta circtel (Circular Telegrafica) (postos com grandes comunidades
brasileiras e postos cujos conselhos locais fazem parte do CRBE) que procurem organizar reunião com as comunidades brasileiras e suas lideranças, com vistas a dar conhecimento da conferência, discutir o tema e indicar aspectos prioritários para os brasileiros residentes na jurisdição, com o grau de detalhamento que for possível. Os subsídios dos eventos deverão ser encaminhados à SERE/DBR até 12 de agosto próximo.

Solicita-se que as consultas sigam o seguinte roteiro:
a) Analisar se as comunidades brasileiras da jurisdição enfrentam problemas de gênero;

b) Em caso afirmativo, quais?; b1) Avaliar de que forma os órgãos do Governo Brasileiro e eventuais parceiros poderiam atuar no tocante a cada tema;
b2) Quais ações poderiam ser implementadas no Brasil e quais no exterior;
b3) que apoio as lideranças das comunidades brasileiras no exterior poderiam prestar a essas ações;
b4) outras questões a serem levantadas

4. Deverão ser convidadas para o encontro em Brasília cerca de 30 participantes das comunidades brasileiras vindas do exterior, com passagens, hospedagem e alimentação pagas pela FUNAG. O evento estará aberto para número adicional de lideranças comunitárias vindas do exterior sem ônus. Esta comunicação é na integra uma réplica da comunicação enviada também a cerca de 50 postos com potencial interesse neste tema.

Coordenação do CRBE

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: