spot_img
spot_img

Combos do Burger King, Mc Donald’s, Pizza Hut e pipoca do cinema podem até dobrar calorias, sódio e gorduras

Atualizado há

- Publicidade -

Econômicos, os combos fast foods podem trazer prejuízos para a dieta e para a saúde.

A princípio os combos das redes de fast food parecem um ótimo negócio. Afinal, adicionando valores que variam entre R$4,00 e R$9,00 é possível comer bem mais.  A batata frita com refrigerante, entradas ou sobremesas com refrigerantes e o refil do que foi pedido aparecem como os “brindes” obtidos por uma pequena quantidade de dinheiro a mais.

Porém, o que é econômico para o bolso, pesa na sua saúde. Com os combos as quantidades de calorias, gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sódio ingeridos chegam a dobrar.  “Para piorar, muitas vezes a pessoa não tem consciência de que está comendo tudo isso a mais”, observa a nutricionista Cátia Medeiros.

Um estudo publicado no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicineem concluiu que os adolescentes consomem em média 310 calorias extras quando frequentam redes de fast foods. Já as crianças ingerem cerca de 126 calorias a mais nos locais de comida rápida. A pesquisa envolveu no total 9 mil adolescentes, além dos pais de crianças entre dois e 11 anos.

- Publicidade -

Outra pesquisa, desta vez realizada pela St. Catrherine University, nos Estados Unidos, concluiu com base em dados de 1997 e 2010 que os cardápios das redes de fast food possuem a mesma qualidade nutricional deficiente do que de anos passados.

Por isso, mesmo com o controle da quantidade de calorias, ter uma dieta baseada principalmente nos alimentos das redes de fast food é prejudicial para a saúde já que ela é rica em gorduras saturadas e sódio e pobre em vitaminas, minerais e fibras. “A alimentação não é balanceada em alguns nutrientes e no decorrer do tempo vai ocasionar carências nutricionais ao indivíduo”, explica a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar.

A orientação das nutricionistas é restringir ao máximo o consumo desses sanduíches. “Se tiver muita vontade ingira até uma vez por mês para amenizar o estrago. Quem come esses sanduíches uma vez por semana corre o risco de ter aumento de peso, hipertensão, alterações no colesterol e, dependendo das escolhas no restante dos dias, diabetes”, alerta Medeiros. Além disso, procure evitar os combos e ingerir apenas o sanduíche, o pedaço de pizza ou a pipoca.

Ao adicionar a batata frita outros problemas de saúde podem ocorrer. “Há a possibilidade desta batata conter acroleína, substância que se forma quando o óleo atinge a temperatura de fervura e que pode ser um gatilho para desencadear um câncer”, alerta Medeiros.

Os refrigerantes também contam com outros problemas além do açúcar em excesso. “Eles possuem uma frutose sintética que em excesso pode ao longo do tempo desencadear uma esteatose hepática, doença que se caracteriza pelo excesso de gordura no fígado”, explica Medeiros.

Apontamos quais as principais diferenças nutricionais entre o combo e apenas o sanduíche, quais as principais substâncias em excesso em cada um deles e os problemas que elas podem causar para a saúde.

O Whooper duplo é rico em gorduras saturadas  - Julio Piccin

Combo do Whooper duplo do Burger King

O combo do Whooper duplo do Burger King pode chegar a ter todas as calorias recomendadas em um dia, caso a pessoa aproveite bem o refil gratuito de refrigerante e tome três copos da versão comum. Mesmo que ela ingira somente um, o combo conta com 1531 calorias, o que equivale a 77% das 2000 calorias geralmente indicadas para o dia e se forem dois copos a porcentagem sobe para 1766 calorias, 88% das calorias indicadas no dia. Quando é consumido somente o sanduíche, a quantidade de energia ainda é alta, mas ainda menor, são 978 calorias, cerca de 49% da recomendação diária.

Apenas o sanduíche já possui 62 gramas de gorduras totais, 113% da recomendação diária de 55 gramas, e 21 gramas de gordura saturada, 95% do máximo que pode ser ingerido, 22 gramas. A situação fica ainda pior com o combo, que conta com 78 gramas de gorduras totais, 142% do recomendado, e 37 gramas de gorduras saturadas, 168% do que é orientado.

O combo, com batata frita, conta com 2062 mg de sódio, ultrapassando o máximo que pode ser consumido no dia do mineral, 2000 mg. Apenas o sanduíche possui 1497 mg de sódio, 75% do que é orientado desta substância por dia.  Como ele permite um refil livre de refrigerantes, o açúcar ingerido é muito alto, podendo chegar a 172 gramas, equivalente a 14 colheres de sopa, caso a pessoa ingira três copos da versão normal. Além de todos esses problemas, o combo ainda possui 1,7 gramas de gorduras trans.

A gordura saturada, presente em grandes quantidades no sanduíche e em valores são ainda mais assustadores no combo, pode causar problemas sérios. “Caso seja consumida em excesso, como ocorre com quem consome os fast foods semanalmente, há o risco de aumentar o colesterol ruim, LDL, a pressão arterial e outros problemas cardiovasculares”, afirma a nutricionista Cátia Medeiros.

Uma opção mais saudável que pode ser encontrada no Burger King é a salada Caesar, mix de folhas com peito de frango grelhado e croutons. Esta salada tem 53 calorias, de acordo com o Burger King.

– Informações nutricionais dos produtos Burger King pesquisados no site oficial da rede.
– O site do Burger King só fornece a quantidade de sódio contida no versão light do refrigerante da rede Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde

O combo Big Bob's conta com muitas calorias - Foto: Julio Piccin

Combo Big Bob’s do Bob’s

O sanduíche Big Bob’s conta com 625 calorias, 31% das 2000 calorias diárias que costumam ser orientadas. As quantidades de gorduras deste sanduíche são muito altas, ele possui 39 gramas de gorduras totais, 71% dos 55 gramas máximos de gordura total orientados e 13 gramas de gorduras saturadas, 59% dos 22 gramas recomendados. O sanduíche ainda conta com 1454 mg de sódio, 73% dos 2000 mg máximos recomendado no dia e 1,3 gramas de gorduras trans.

Quando a batata frita média e o refrigerante são comprados juntos com o sanduíche, os valores nutricionais ficam ainda mais alarmantes. O combo conta com 1049 calorias, 52% das necessidades calóricas diárias, 16,4 gramas de gorduras totais, 83% do orientado, e 16,4 gramas de gorduras saturadas, 75% do que é orientado. O sódio também aumenta significativamente passando para 1819 gramas, 91% das quantidades diárias recomendadas (2000 mg).

A gordura trans do combo é 3,3 gramas, enquanto o sanduíche tem 1,3 gramas, ou seja, duas vezes e meia maior do que a presente apenas no Big Bob’s. “Esta gordura é ainda pior do que a saturada, pois é modificada pela indústria. Além de aumentar o colesterol ruim, LDL, a trans também irá baixar o colesterol bom, HDL”, explica a nutricionista Catia Medeiros.
Este tipo de gordura também pode favorecer problemas cardiovasculares.

Na rede Bob’s uma alternativa mais saudável é o sanduíche de peito de peru. Este sanduíche é feito com pão integral, peito de peru, salada e tomate e tem 278 calorias.

Informações nutricionais dos produtos Bob’s pesquisados no site oficial da rede. Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde

O combo do Big Mac é rico em gorduras - Foto: Julio Piccin

Combo Big Mac do Mc Donald’s

O Big Mac, sanduíche mais famoso do Mc Donald’s, possui 494 calorias, 25% das 2000 calorias normalmente necessárias no dia. As gorduras também apareceram em boas quantidades, com 26 gramas de gorduras totais, 47% de 55 gramas, a quantidade máxima recomendada. O hambúrguer ainda possui 9,7 gramas de gorduras saturadas, 44% dos 22 gramas máximos de gorduras saturadas que podem ser consumidas no dia. O sanduíche ainda possui 817 mg de sódio, 41% dos 2000 mg recomendados por dia.

O combo, versão que inclui a batata frita e refrigerante (500 ml), conta com 982 calorias, o dobro do que apenas o sanduíche. Ele também contém 41 gramas de gorduras totais, 75% das necessidades diárias, 14,3 gramas de gorduras saturadas, 65% do máximo recomendado por dia, e 1148 mg de sódio, 57% do recomendado para o dia.

Uma opção mais saudável que pode ser encontrada na rede Mc Donald’s é a Premium Salad Grill, que conta com frango grelhado, mix de folhas, cenoura ralada, tomate grape, nozinhos de muçarela, croutons e tomate seco. Este prato tem somente 227 calorias, 755 calorias a menos do que o combo do Big Mac.

Informações nutricionais dos produtos Mc Donald’s pesquisados no site oficial da rede. Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde

O combo da Pizza Hut é rico em carboidratos simples - Foto: Julio Piccin

Combo individual da Pizza Hut

O combo individual da Pizza Hut é composto por um superpedaço de pizza, que equivale a um quarto da versão grande, uma entrada e um refrigerante de 400 ml. Somente o superpedaço de muçarela conta com 783 calorias, 39% das 2000 calorias recomendadas por dia, 72 gramas de carboidratos, 24% dos 300 gramas carboidratos orientados no dia e 39 gramas de gorduras totais, 71% dos 55 gramas da substância recomendados. A pizza também conta com 16,8 gramas de gorduras saturadas, 76% dos 22 gramas da substância indicados e 1659 mg de sódio, 83% dos 2000 mg da substância recomendados em um dia.

Apenas a pizza já possui grande quantidade de substâncias prejudiciais para a saúde. Porém, o combo com a entrada de dois breadsticks de pepperoni e uma refrigerante Coca-Cola, possui valores nutricionais alarmantes.

Este combo possui 1266 calorias, 63% do que é normalmente recomendado no dia, 55 gramas de gorduras totais, 100% das gorduras totais orientadas no dia, 20,8 gramas de gorduras saturadas, 95% da quantidade máxima orientada para um dia. O combo também tem 2249 mg de sódio, 112% da quantidade da substância orientada para um dia. Além disso, a quantidade de carboidratos passa a ser 147,4 gramas, o dobro quando comparado somente com a pizza e 49% da quantidade diária recomendada do nutriente.

Algumas pessoas podem pensar que por serem assadas, a pizza e a entrada são muito melhores do que os sanduíches com opções fritas. Porém, é importante observar como é que o alimento assado que está sendo ingerido. “Note o que vai em cima dos assados, pode ser um queijo e um embutido muito gordurosos, como ocorre com essas pizza e entradas”, alerta Medeiros.

Além disso, o combo conta com muitos carboidratos simples que levam a picos de glicemia no organismo. Com o passar do tempo isto faz com que a pessoa corra o risco de desenvolver resistência à insulina. Como os carboidratos simples são absorvidos mais rapidamente no organismo do que os integrais, a pessoa também sente fome antes.

O coração corre riscos com o excesso de carboidratos simples. “Quando há grandes quantidade de glicose que não são gastos como energia, a maior parte é transformada em triglicerídeos com um consequente acúmulo de lipídeos, gordura no corpo, que em excesso é perigoso para a saúde por suas associações a problemas cardiovasculares”, explica Novais.

A salada de frango é uma opção mais saudável no cardápio da Pizza Hut. Este prato conta com somente 348 calorias, tratam-se de 918 calorias a menos do que o combo.

Informações nutricionais dos produtos pizza Hut pesquisados no site oficial da rede. Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde

O combo BMT do Subway é rico em sódio  - Foto: Julio Piccin

Combo BMT do Subway

O sanduíche de 15 centímetros BMT do Subway com o pão de 9 grãos conta com 380 calorias, 19% das 2000 calorias máximas orientadas no dia, 12,6 gramas de gordura total, 23% dos 55 gramas orientados diariamente. O sanduíche também conta com 3,8 gramas de gorduras saturadas, 17% dos 22 gramas de gorduras saturadas orientados diariamente e possui 1141 ml de sódio, 57% da orientação máxima de 2000 mg da substância por dia.

Já com o de 30 centímetros todos esses valores dobram e o sódio passa a ser 2282 mg, ou seja, ultrapassa a quantidade máxima orientada para um dia. Assim, este sanduíche possui 760 calorias, 38% do que é orientado no dia, 25,2 gramas de gorduras totais, 46% da recomendação diária, 7,6 gramas de gordura saturada e 35% da orientação máxima diária.

Apesar da versão de 15 centímetros não possuir valores nutricionais tão alarmantes, com exceção do sódio, quando o combo de um refrigerante e um cookie é incluído a situação muda.

As calorias passam a ser 790, 40% do que é orientado diariamente, e as gorduras saturadas são 8,8 gramas, 40% do que é recomendado por dia. Ambas dobram suas quantidades quando comparadas com a versão que conta apenas com o sanduíche. Além disso, o combo conta com 126 gramas de carboidratos, 42% da orientação diária, 22,6 gramas de gorduras totais, 41% da orientação por dia e 1288 mg de sódio, 64% do que é recomendado da substância para um dia.

O combo do sanduíche de 30 centímetros é ainda pior nutricionalmente. Ele conta com 1170 calorias, 59% da recomendação diária, 173 gramas de carboidratos, 58% da orientação por dia da substância e 42,6 gramas de proteínas, 85% dos valores máximos orientados. Além disso, este combo tem 35,2 gramas de gorduras totais, 64% do que é orientado para o dia, 12,6 gramas de gorduras saturadas, 57% da recomendação diária e 2429 mg de sódio, 121% do que é orientado por dia.

Os embutidos presentes no sanduíche são os principais responsáveis pelo excesso de sódio. Grandes quantidades do mineral podem causar uma série de problemas para a saúde. “O consumo excessivo de sódio pode levar a hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, além de poder causar a retenção de líquidos em algumas pessoas”, aponta Novais.

Os embutidos e carnes processadas ainda possuem uma substância chamada nitrito. “Consumida em excesso. esta substância pode aumentar o risco de câncer e é perigoso para crianças que ainda não têm uma boa flora bacteriana”, diz Medeiros.

O sanduíche vegetariano é uma alternativa saudável na rede Subway. Este sanduíche de 15 centímetros possui somente 177 calorias.

Informações nutricionais dos produtos Subway pesquisados no site oficial da rede. Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde

O combo Bruttus do Giraffas é pobre em nutrientes - Foto: Julio Piccin

Combo Brutus do Giraffas

O sanduíche Brutus do Giraffas conta com 594 calorias, 30% das 2000 calorias que são recomendadas para o dia, 43 gramas de proteínas, 86% dos 50 gramas orientados diariamente e 29 gramas de gorduras totais, 53% da recomendação diária. O sanduíche também possui 11 gramas de gorduras saturadas, 50% da quantidade diária orientada da substância e 1110 mg de sódio, 56% da recomendação diária da substância. O sanduíche também possui gorduras trans. Esses valores já elevados, ficam ainda piores com o combo que inclui batata frita média e refrigerante.

O combo possui 1060 calorias, 53% da orientação diária, 122 gramas de carboidratos, 41% da orientação diária, 45,6 gramas de proteínas, 91% das necessidades diárias, 43 gramas de gorduras totais, 78% do que é orientado por dia, 14 gramas de gorduras saturadas, 64% do máximo orientado e 1594 mg de sódio, 80% da recomendação diária.

Além de ter em excesso substâncias que não são boas para a saúde, os sanduíches e, especialmente, os combos das redes de fast food ainda são pobres em nutrientes essenciais. “Eles são pobres em vitamina, minerais e em fibras”, observa Novais. As vitaminas e minerais são essências para o bom funcionamento do organismo, enquanto as fibras contribuem para o melhor trânsito intestinal e proporcionam saciedade.

Uma alternativa mais saudável na rede Giraffas é o prato tilápia, que conta com um filé de peixe, legumes, purê de batatas e brócolis e tem apenas 286 calorias. Este prato possui 774 calorias a menos do que o combo Brutus.

Informações nutricionais dos produtos Giraffas pesquisados no site oficial da rede. Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde

O combo do cinema parece leve, mas é rico em calorias - Foto: Getty Images

O combo do cinema

A pipoca pequena do cinema possui em média 21%* das necessidades calóricas diárias, 420 calorias, 34% do sódio, 690 mg, e 9% das gorduras saturadas, 9 gramas. Porém, em boa parte dos combos das redes de cinema só é possível adquirir versões grandes, com refrigerante de um litro e a pipoca cuja versão com manteiga possui 59% das necessidades calóricas diárias, 1170 calorias.

Este combo irá ter 80% da quantidade de calorias recomendadas no dia, 1600 calorias.  Além disso, ele conta com 100% da gordura saturada, 22 gramas, 35% do açúcar, 106 gramas, e 75% do sódio, 1500 mg, orientados para o dia.
Assim como a pipoca pequena de cinema é muito menos prejudicial do que o combo, a versão caseira é ainda melhor. A mesma quantidade da pipoca grande com manteiga do cinema, 187 gramas, quando feita em casa sem a manteiga ou óleo conta com 159 calorias a menos, 724 calorias no total, e apenas 13% das quantidades diárias recomendadas de sódio, 15 mg.

Consumir mais energia do que se gasta leva ao ganho de peso ao longo do tempo, mas os problemas não param por ai. “O excesso de calorias também pode causar a obesidade, aumento do colesterol ruim, LDL, do triglicérides e maior probabilidade da pessoas desenvolver o diabetes”, conta a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar.

*As principais redes de cinema do Brasil não disponibilizam os valores nutricionais de seus combos na internet, nas lanchonetes e nem após pedidos da equipe editorial do Minha Vida. Os dados mencionados pertencem ao Nutrition Action, organização não governamental dos Estados Unidos que defende os direitos dos consumidores e a Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar: Anvisa e Ministério da Saúde.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: MinhaVida

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: