spot_img
spot_img

Ciclone mais poderoso do ano ameaça a China

Atualizado há

O supertufão Meranti tornou-se o ciclone mais poderoso de 2016, até agora, e um dos três mais fortes já registrados na história da Ásia. O olho do ciclone passou por Taiwan nesta quarta-feira, deixando cinco pessoas feridas e pelo menos 200 mil famílias desabrigadas.

Meranti tem ventos sustentados de 290 quilômetros por hora (km/h) e rajadas de 350 km/h, características que o tornam equivalente a um furacão de categoria máxima na escala de Saffir-Simpson, de cinco pontos.

O tufão (nomenclatura dada aos ciclones que se formam no norte do Oceano Pacífico) segue agora para a China. As agências internacionais de notícia já divulgaram que o governo daquele país entrou em alerta total e já mobilizou a defesa civil para ajudar nos trabalhos junto à população.

- Publicidade -

Meranti deve atingir terra firme nas províncias chinesas do sul de Guangdong e Fujian nas próximas 24 horas. O jornal oficial China News Service disse que a tempestade poderia ser o tufão mais forte a atingir a parte da China desde 1969. Seus ventos fortes devem afetar cerca de 20 milhões de pessoas.

Os tufões são comuns nesta época do ano, eles ganham força ao cruzar as águas quentes do Pacífico e levam fortes ventos e chuva quando chegam à terra.

O problema é que ciclones e tempestades podem se tornar mais fortes e frequentes em função das mudanças climáticas, segundo os cientistas.

Meranti vem pouco mais de dois meses após outro poderoso tufão, o Nepartak,matar 69 pessoas e desabrigar mais de meio milhão no leste da China.

Fonte:Exame

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App