spot_img
spot_img

China lança investigação sobre importações de açúcar

Atualizado há

- Publicidade -

Açúcar: Brasil, Índia e Tailândia são os maiores produtores de açúcar do mundo, enquanto a China é o principal comprador.

Pequim – A China lançou uma investigação relacionada às crescentes importaçõesde açúcar pelo país após queixas da indústria nacional, informou o governo nesta quinta-feira, no mais recente sinal de tensões comerciais entre países que são grandes produtores de commodities.

O Ministério do Comércio disse que a investigação vai avaliar importações desde 2011, com foco em possíveis medidas protecionistas de outros países em benefício de seus produtores. A apuração vai durar seis meses, com opção de ser prorrogada.

- Publicidade -

O governo não disse quais países seriam alvo da investigação. Brasil, Índia e Tailândia são os maiores produtores de açúcar do mundo, enquanto a China é o principal comprador.

O movimento vem após anos de lobby da indústria chinesa, que está lidando com o aumento dos custos da agricultura, enquanto o preço do açúcar localmente é definido pelo governo em patamar elevado.

Este ano, porém, as condições de negócios melhoraram com uma alta dos preços do açúcar nos mercados globais e importações do adoçante em queda.

A investigação também vem uma semana depois de os Estados Unidos apresentarem um desafio na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre programas de Pequim para suporte dos preços dos grãos.

Durante o ano passado, a Europa e os Estados Unidos acusaram a China de exportar o excedente de sua produção de alumínio e aço, prejudicando a indústria e pressionando os preços globais.

Fonte: Exame

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: