spot_img
spot_img

CFM diz a Bolsonaro que não recomenda cloroquina, mas libera uso para médicos em casos específicos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) teve uma reunião nesta quinta-feira (23) no Palácio do Planalto e disse que não recomenda o uso da hidroxicloroquina para pacientes em tratamento de covid-19. O órgão afirmou, no entanto, que libera os médicos para fazerem uso do medicamento em três casos específicos:

Atualizado há

- Publicidade -

1- Paciente crítico, internado em terapia intensiva, com lesão pulmonar estabelecida. A hidroxiclorquina pode ser usada pelos médicos no uso por compaixão, em caso de pacientes que já estão fora de possibilidade terapêutica e o médico, com autorização da família, utiliza a substância;

2- Paciente com sintomas que chega ao hospital. Existe um momento de replicação viral em que a droga pode ser usada pelo médico com autorização do paciente e familiares;

3- Paciente com sintomas leves, parecidos com o da gripe, e nesse caso o médico pode usar descartando a possibilidade de que tenha influenza A, B, ou dengue e H1N1, e também decisão compartilhada com o paciente.

- Publicidade -
“O Conselho Federal de Medicina não recomenda o uso da hidroxicloroquina. O que estamos fazendo é dando ao médico brasileiro o direito de, junto com seu paciente, em decisão compartilhada com seu paciente, utilizar essa droga. Uma autorização. Não é recomendação”, disse o presidente do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro.

Segundo Ribeiro, não há “nenhuma evidência científica forte” sobre a eficácia do uso da hidroxicloquina no tratamento da covid-19.

“O posicionamento é que não existe nenhuma evidência científica forte que sustente o uso da hidroxicloroquina para o tratamento da Covid. É uma droga amplamente utilizada para outras doenças, já há 70 anos, mas em relação ao tratamento da Covid não existe nenhum ensaio clínico, prospectivo, randomizado, feito por grupos de pesquisadores de respeito, com trabalhos publicados em revistas de ponta, que apontem qualquer tipo de benefício da hidroxicloroquina no tratamento da Covid”, afirmou.

No entanto, Ribeiro explicou que existem estudos observacionais sobre o medicamento, com “pouco valor científico”, mas considerados “importantes”. Por isso, o CFM liberou o uso do medicamento, já usado no tratamento de malária, em casos específicos.

CFM não libera uso preventivo

O presidente do CFM também destacou que não há “qualquer indicação” para o uso da hidroxicloroquina por pessoas como forma de se prevenir do novo coronavírus.

“Não existe qualquer indicação do uso preventivo da hidroxicloroquina em relação à Covid. Isso é consenso em qualquer literatura do mundo e essa é a postura também do Conselho Federal de Medicina. Uso preventivo, não. Aprovamos foi nas três situações: paciente com sintomas na fase inicial; paciente na segunda fase já com sintoma que procura hospital; e paciente já entubado, em ventilação, em situação crítica”.

Segundo o presidente do conselho, a autorização para o uso da substância se deu com base em estudos observacionais, que não tem valor científico, mas carregam informações importantes sobre o uso da substância para o combate da doença.

Ribeiro afirmou que o uso só foi liberado em razão da pandemia e que, em outras situações, “muito provavelmente”, a entidade não autorizaria

“Os efeitos colaterais existem, são graves, mas são raros. E existem inúmeros relatos observacionais na literatura”.

“Nós não podemos desprezar essa informação neste momento, devido ao quadro sui generis que estamos passando em razão de uma doença totalmente desconhe ida. Em outras situações muito provavelmente o CFM, quase certamente o CFM, não liberaria o uso da dorga a não ser em caráter experimental. Mas diante dessa doença devastadoras, a opção foi dar um pouco mais de valor ao aspecto observacional de vários médicos, de médicos importantes, médicos sérios que tem usado essa droga”.

Fonte: R7

Deixe comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: