Holandeses repetem campanhas protagonizadas por moradores de outros países para hospedar imigrantes.
Cerca de 20 mil famílias se ofereceram para acolher refugiados na Holanda, ação organizada por meio da rede social Facebook, onde as propostas se multiplicaram rapidamente, conforme informou a emissora holandesa NOS.
A iniciativa partiu de um morador da cidade de Apeldoorn, no centro do país, que tentava localizar 400 famílias para receberem 400 refugiados. A ação teve tanto sucesso que em pouco tempo surgiram 20 mil ofertas de apoio em toda a Holanda.
O responsável pela iniciativa está em contato com a Agência Central para a Recepção de Solicitantes de Asilo e com um grupo de trabalho de especialistas que assessoram o órgão sobre como tramitar as ofertas de acolhimento.
A população de outros países europeus também já se ofereceu para hospedar refugiados em casa. Na semana passada, uma campanha divulgada nas redes sociais na Islândia para pressionar o governo do país a receber imigrantes da Síria ganhou a adesão de dezenas de milhares de islandeses dispostos a abrigar os refugiados em suas próprias casas. Em Berlim, um grupo de alemães criou a campanha ‘Refugees Welcome’, que reúne pessoas dispostas a hospedar refugiados do Afeganistão, Burkina Faso, Mali, Nigéria, Paquistão, Somália e Síria.
Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: Veja