spot_img
spot_img

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno rastreia veículo espacial lançado na Guiana Francesa

CLBI realiza rastreamento do veículo ARIANE VA-260, que transporta a espaçonave JUICE em missão para explorar luas de Júpiter

Atualizado há

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), rastreou no dia 14 de abril o veículo ARIANE VA-260, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), em Kourou, na Guiana Francesa. A operação teve como objetivo coletar dados de telemetria e enviá-los em tempo real para o Centro de Controle da missão no CSG.

O lançamento do veículo ocorreu às 09h15 (horário de Brasília), e a Estação Natal, segunda na cadeia de rastreamento, executou todos os protocolos estabelecidos no Acordo de Cooperação Internacional para o sucesso da missão, a partir de 09h22m, durante seis minutos.

O veículo transportou a espaçonave interplanetária JUICE (Jupiter Icy Moons Explorer), com a missão de explorar três luas de Júpiter: Ganimedes, Calisto e Europa, analisando ambientes possivelmente habitáveis.

- Publicidade -

Durante a operação, alunos de graduação e doutorado na área de física e astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membros do Escritório Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB) conheceram as atividades realizadas nas operações de rastreamento. A iniciativa visa ampliar o escopo de conhecimentos e incentivar o grupo nas áreas de ciência, tecnologia e espaço.

O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, destacou o comprometimento e profissionalismo da organização no cenário nacional e internacional. “A Força Aérea Brasileira mantém seu histórico de compor esse time internacional, que rastreia e coleta informações cruciais de um veículo lançador no seu percurso até a órbita desejada. É realmente uma satisfação ver que vários avanços tecnológicos no planeta, e até fora dele, têm a participação de nosso time”, afirmou.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App