spot_img
spot_img

CASO BOUTERSE: Ex-presidente afirma que vai cumprir sentença na prisão se for condenado

Bouterse e os outros quatro ex-soldados estão enfrentando acusações pelas execuções de dezembro de 1982 de 15 oponentes de seu então governo militar

Atualizado há

- Publicidade -

Nas horas finais de seu julgamento de apelação por assassinato em massa, o ex-ditador militar do Suriname, Desi Bouterse, disse que cooperará com o estado se sua condenação de 2019 for mantida e se ele for de fato condenado à prisão.

Bouterse e os outros quatro ex-soldados estão enfrentando acusações pelas execuções de dezembro de 1982 de 15 oponentes de seu então governo militar compareceram à audiência de apelação de terça-feira perante um tribunal judicial, quando o estado e a equipe de defesa entraram em confronto novamente sobre o que exatamente aconteceu.

Os promotores estaduais sustentam que Bouterse deu ordens para executar os 15, incluindo quatro jornalistas, clérigos, líderes trabalhistas e acadêmicos, por conspirar com nações ocidentais para reverter o golpe de fevereiro de 1980 que derrubou o governo eleito de Henck Arron.

- Publicidade -

O advogado de defesa Irwin Kanhai disse que, após várias rodadas de julgamentos em diferentes instâncias judiciais, incluindo o recurso atual contra uma sentença de 20 anos de prisão para Bouterse no final de 2019, o que exatamente aconteceu e quem deu as ordens de execução ainda é obscuro.

“Se você olhar para o caso em seus méritos, até agora em todos os processos não houve clareza sobre o que aconteceu no forte em 7, 8 e 9 de dezembro de 1982. Absolutamente nenhuma clareza veio. Não podemos supor que os soldados tenham que praticar atirar em alguém a dois metros de distância. Como soldado, você não precisa de nenhum treinamento para isso. Então, aconteceu algo que não podemos explicar e não fizemos nenhum esforço para explicar o que aconteceu”, disse o advogado principal ao painel judicial.

Do outro lado do tribunal, o advogado dos parentes Hugo Essed disse que as evidências apresentadas por várias testemunhas ao longo dos anos colocaram Bouterse no local. “Houve premeditação aqui”.

E questionado se como político poderoso, líder da oposição de fato e ex-presidente duas vezes, ele de fato começará a cumprir sua sentença de 20 anos se o tribunal assim decidir, Bouterse disse a repórteres que cooperará. “Se eles me pegassem, eu diria: lembre-se, eu sinto cheiro de Morello. Contanto que você me traga o suficiente. Por que não?”.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: