spot_img
spot_img

Brasil e Suriname assinam acordo de cooperação na área de segurança digital

Atualizado há

De acordo com informações do Instituto Nacional de Informação (NII), os dois países vizinhos assinaram um Memorando de Entendimento (MOU).

“Esse acordo de cooperação foi assinado pelo ministro da Justiça e Polícia (Juspol), Stuart Getrouw e o ministro do Departamento de Segurança Pública do Brasil, Raul Jungmann”, informou o NII na quarta-feira, 18 de julho.

Com base neste acordo o Suriname passará a receber do Brasil uma visão sobre a abordagem da segurança digital ou do combate ao crime cibernético e para consolidar o acordo, uma delegação técnica esteve no Suriname para iniciar este trabalho.

Em um encontro que aconteceu nos dias 17 e 18 de julho na sala de reunião do Ministério das Relações Exteriores do Suriname (Buza), a delegação realizou apresentações sobre o lugar que o Brasil ocupa atualmente no campo da segurança cibernética. Vários executivos de institutos e ministérios, que tem sido vítimas de ataques cibernéticos, da área de segurança e defesa, também participaram da reunião.

Segundo a diretora de Serviços Operacionais da Juspol, Lucretia Redan, que abriu a reunião, o Brasil possui a experiência e a tecnologia necessárias para ajudar o Suriname em sua política de segurança no mundo digital.

“Vamos trabalhar juntos em todas as áreas do ciberespaço. O objetivo da cooperação assinada é que todos os especialistas do Suriname discutam isso com os colegas brasileiros para ver até onde estamos como país, o que precisamos fazer em seguida e como garantir a segurança digital na cooperação com o Brasil. Os outros objetivos nessa cooperação com o Brasil são: promover a capacitação, a troca de conhecimento entre os dois países em cada área e promover o intercâmbio de tecnologia e assistência em programas de pesquisa. Ambos os países vão fortalecer o relacionamento bilateral e combater o crime organizado transnacional.

O embaixador da República Federativa do Brasil no Suriname, Laudemar Aguiar, disse que está satisfeito com a iniciativa do Suriname no sentido de trabalhar na segurança dos dados do governo, dos cidadãos e também da região como um todo. Isso vai contribuir de forma concreta para a abordagem do crime internacional, transnacional, segurança nas fronteiras e segurança regional.

“É um trabalho em equipe de governos e mais ainda entre as agências e departamentos responsáveis ​​por esta área. O Brasil está aberto para compartilhar sua experiência com o Suriname”, afirmou o embaixador Laudemar Aguiar.

Foto: NII

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App