spot_img
spot_img

Brasil e França unem forças contra o garimpo ilegal; veja

A Polícia Federal brasileira está à frente do programa "Ouro Alvo", que mapeia o "DNA" do minério

Atualizado há

- Publicidade -

CAIENA – Os governos do Brasil e da França estão prestes a assinar um acordo de cooperação internacional entre suas polícias, visando operações conjuntas para combater o garimpo ilegal na Guiana Francesa. Quatro fontes com conhecimento das tratativas revelaram à Reuters os detalhes deste acordo, que promete ser um marco na luta contra crimes ambientais na região.

A assinatura deste pacto está programada para ocorrer durante a visita do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Brasil no final de março, conforme destacaram três das fontes envolvidas nas negociações.

O estado do Amapá, no extremo norte do Brasil, e a Guiana Francesa, um território ultramarino sob jurisdição francesa, compartilham uma fronteira pelo rio Oiapoque, tornando a região um alvo frequente de atividades de garimpo ilegal e outros crimes ambientais.

- Publicidade -

Segundo fontes da Polícia Federal e do Ministério da Justiça, o acordo prevê não apenas operações conjuntas de combate ao garimpo, mas também o treinamento de policiais e o compartilhamento de resultados sobre a análise da composição do ouro ilegal extraído em cada país.

A Polícia Federal brasileira está à frente do programa “Ouro Alvo”, que mapeia o “DNA” do minério, ou seja, as características únicas de cada região aurífera, o que pode servir como prova de contrabando em caso de apreensão de ouro ilegal.

A parceria será conduzida pela PF no lado brasileiro e pela Polícia Nacional e Gendarmerie Nacional no lado francês, garantindo uma abordagem conjunta e coordenada para enfrentar esse desafio transfronteiriço.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: