A presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputada Cristina Almeida (PSB), comemorou o decreto publicado pelo governo da Guiana Francesa que liberou a entrada e saída de viajantes brasileiros, guianenses e estrangeiros pela Ponte Binacional na fronteira entre Oiapoque, no extremo Norte (Brasil), e Saint George, na Guiana Francesa (França).
A decisão foi publicada em reunião, de forma híbrida, que contou com a participação da legisladora amapaense, da vice-presidente da comissão, deputada Telma Gurgel (Podemos), do prefeito de Kourou, François Ringuet, entre outras autoridades. A reabertura acontece após a fronteira ser fechada no dia 16 de março de 2020 por conta da pandemia.
“A reabertura da fronteira é resultado de todo o esforço desta Comissão com o prefeito de Kourou, François Ringuet, que por meio de uma reunião ampliada conseguimos junto às autoridades justificar a necessidade de permitir a entrada e saída de brasileiros, guianenses e estrangeiros pela fronteira. É preciso que todos tenham a compreensão dessa relação que só fortalece o desenvolvimento econômico na região, do Amapá e do Brasil. Essa discussão culminou na assinatura do decreto que foi publicado hoje”, destacou.
O prefeito de Kourou, François Ringuet, também festejou a assinatura do decreto pelo governo da Guiana Francesa e garante que há mais de dois meses esse estudo vinha sendo feito para que a reabertura da fronteira fosse feita com segurança. “Foi uma luta conjunta que só poderia resultar na reabertura da fronteira tanto para os brasileiros com para os guianenses. É uma data para comemorarmos”, ressaltou François Ringuet.