spot_img
spot_img

Batalha pelo controle da cidade curda de Kobane segue na Síria

Atualizado há

- Publicidade -

Curdos sírios reclamam da pouca ajuda turca para conter radicais. Estado Islâmico quer tomar cidade síria.

A batalha continua nesta quarta-feira (22) pelo controle da cidade síria de Kobane, na fronteira com a Turquia, enquanto os curdos iraquianos se preparam para mandar reforços para sua milícia que luta contra os jihadistas do grupo radical Estado Islâmico.

As milícias curdas lutam contra os radicais desde setembro sem ajuda externa – a não ser eventuais ataques aéreos americanos sobre os jihadistas. O governo turco disse neste domingo que permitiria o envio de reforços curdos iraquianos para Kobani. Esses combatentes poderiam fazer diferença na batalha pela cidade, onde os curdos lutam por semanas contra os jihadistas, mais bem armados.

- Publicidade -

A recusa da Turquia em intervir na luta frustrou os Estados Unidos. Também espalhou protestos violentos no sudeste do país promovidos por curdos irritados com negativa de Ancara a abrir a fronteira para que guerrilheiros voluntários cheguem à cidade.

A Turquia vê os curdos sírios com suspeita por causa de sua ligação com o grupo PKK, que há décadas luta pelos direitos curdos na Turquia e que Washington considera um grupo terrorista.

Em agosto, os EUA começaram a atacar alvos do Estado Islâmico pelo ar no Iraque – e cerca de um mês depois passaram a bombardear também a Síria. .

Kobane é uma das três áreas perto da fronteira onde curdos sírios estabeleceram seu próprio governo desde que o país entrou em guerra civil, em 2011.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: