Acordo bilateral entre os países existe desde 2011.
Um documento que estabelece um mecanismo de consulta política foi assinado entre o Suriname e o Azerbaijão pelos respectivos ministros das Relações Exteriores, Yldiz Pollack-Beighle e Elmar Mammadyarov. A iniciativa visa estruturar e fortalecer o relacionamento diplomático, incluindo, a disponibilização de bolsas de estudos e oportunidades de treinamentos nos níveis bacharelado, mestrado e doutorado nas principais universidades do país asiático.
A relação bilateral existente entre os dois países foi estabelecida em 2011, quando foi definida em acordo assinado na capital Baku. A partir disso, vários outros encontros aconteceram para debates nas áreas de educação e energia. “Também haverá contato em curto prazo com relação à exploração de oportunidades na cooperação em mineração. A cooperação será focada, em particular, nas áreas de esporte, mineração, petróleo e gás”, completou Pollack-Beighle.
A ministra surinamesa também visitou a universidade que pertence ao Ministério das Relações Exteriores, a Academia Diplomática do Azerbaijão (ADA), onde uma parceria foi assinada com o objetivo de cooperar com o Instituto de Diplomatas do Suriname (SDI). Os primeiros diplomatas participarão do treinamento financiado pela ADA no próximo mês de dezembro. A ADA University tem cerca de 4000 estudantes, 200 dos quais são internacionais.
Foto: NII
Deixe seu comentário abaixo.