spot_img
spot_img

Autoridades brasileiras e guianenses discutem acordo de transporte internacional em reunião bilateral

Os principais tópicos discutidos na reunião abordaram o transporte de passageiros e cargas

Atualizado há

GEORGETOWN – Na quarta-feira (13), autoridades dos governos brasileiro e guianense se reuniram na sede do Sebrae Roraima, em Boa Vista, para discutir questões pendentes relacionadas ao acordo de transporte rodoviário internacional de passageiros e cargas entre Brasil e Guiana, vigente desde 2003.

A reunião técnica bilateral contou com a presença de figuras-chave, incluindo a diplomata Rebeca Mello, responsável pelos assuntos de Guiana no Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e Daniel de Castro, chefe da Assessoria Internacional da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Além deles, o governador do Estado de Roraima, Antonio Denarium, e secretários estaduais estiveram presentes para debater os temas em pauta.

Do lado guianense, a delegação incluiu figuras como Elisabeth Harper, embaixadora no Ministério das Relações Exteriores e Internacionais, e André Ally, representante do Ministério do Interior, além do presidente da Associação de Seguros da Guiana, Shivraj Singh.

- Publicidade -

Entre as pautas prioritárias discutidas estão questões como o seguro de transportes entre os dois países, a harmonização das carteiras de habilitação e a simplificação dos procedimentos de importação e exportação. O objetivo é resolver questões técnicas pendentes para implementar plenamente o acordo assinado há quase duas décadas.

Eduardo Oestreicher, vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Guiana, destacou a importância de facilitar o processo de seguro, propondo um modelo semelhante ao existente no acordo com a Venezuela.

Durante a reunião, o governador Antonio Denarium enfatizou a urgência de alcançar resultados concretos nas negociações, destacando a importância do crescimento econômico de Roraima para o comércio internacional.

Empresários locais também marcaram presença no evento, expressando otimismo em relação às discussões e destacando a necessidade de um acordo bilateral para impulsionar o comércio entre os dois países.

Os principais tópicos discutidos na reunião abordaram o transporte de passageiros e cargas, bem como outros assuntos relacionados, como inspeção técnica veicular, habilitação do condutor e cooperação técnica.

Após intensas deliberações, espera-se que a reunião resulte em avanços significativos para a implementação efetiva do acordo de transporte internacional entre Brasil e Guiana, contribuindo para o desenvolvimento econômico e fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App