spot_img
spot_img

Argentina investiga quase 100 empresas por suspeita de corrupção ligada à Lava Jato

Atualizado há

- Publicidade -

O procurador responsável pela investigação afirmou que a Odebrecht é suspeita de reproduzir o esquema de corrupção na Argentina.

A Justiça argentina investiga quase 100 empresas, incluindo várias de origem brasileira, suspeitas de terem replicado na Argentina o esquema de corrupção que é alvo da Operação Lava Jato no Brasil.

Uma fonte próxima à investigação, iniciada em dezembro e que deriva dos inquéritos abertos no Brasil, explicou à agência de notícias Reuters que as brasileiras Andrade Gutierrez, OAS e Camargo Correa estão entre as empresas investigadas. “Os procuradores brasileiros disseram que existe uma suspeita razoável de que o esquema tenha sido reproduzido aqui”, acrescentou a fonte.

- Publicidade -

O procurador argentino responsável pela investigação, Sergio Rodríguez, já havia afirmado na semana passada que a empreiteira Odebrecht é uma das empresas suspeitas de terem cometido na Argentina “algum tipo de réplica das manobras de cartelização” ocorridas no Brasil.

Também segundo a fonte citada pela Reuters, a investigação, que engloba o período de 2006 a 2012, aponta para o Ministério do Planejamento, responsável pelas obras públicas do governo da ex-presidente Cristina Kirchner, que foi sucedida em dezembro pelo candidato de oposição Mauricio Macri. Os investigadores acreditam que funcionários do ministério, que comandava a Secretaria de Transporte – cujo chefe da época já foi condenado por corrupção em outros casos – podem ter beneficiado algumas empresas em licitações de obras em troca de subornos.

A Procuradoria já pediu ao Tesouro-Geral informações sobre os pagamentos realizados às empresas envolvidas durante o período de 2006 a 2012 e vai fazer uma análise das licitações. A investigação é, de acordo com a Reuters, “embrionária” e ainda não há provas de nenhum crime. “Em dois ou três meses teremos novidades”, acrescentou a fonte.

Uma porta-voz da Andrade Gutierrez disse que a empresa não faria comentários a respeito da investigação na Argentina, enquanto a Camargo Correia afirmou que desconhece a investigação. A OAS não respondeu a pedidos de comentários.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App