O feriado que acontece na próxima segunda-feira (25) se refere ao “Dia da Revolução” no Suriname.
A data foi estabelecida como feriado nacional para lembrar os surinameses e estrangeiros que vivem no país sobre a luta para alcançar a liberdade e a democracia.
De acordo com os arquivos históricos, o Suriname foi marcado por uma série de acontecimentos que contam como foi o longo caminho percorrido para se alcançar a república existente hoje no Suriname. Um desses acontecimentos na história do país ocorreu no dia 25 de fevereiro de 1980 e ficou conhecido como “Dia da Revolução”.
Menor país independente da América do Sul, o Suriname, ex-Guiana Holandesa, diferentemente do que ocorreu em outras nações do continente, deveu sua colonização aos Países Baixos até 1975. Essa peculiaridade determinou não apenas a imposição do holandês como idioma oficial, mas também os fortes vínculos econômicos e políticos com a Holanda, que se estendem até os dias atuais.
Depois do conturbado período entre as décadas de 1980 e 1990, no início do século XXI o Suriname passou a desfrutar de relativa estabilidade econômica e política e hoje se destaca pela convivência pacífica de várias culturas compostas principalmente por hindustanos, javaneses, quilombolas, ameríndios, chineses, holandeses e outras etnias.
Deixe seu comentário abaixo.