Os co-presidentes Stuart Getrouw, do Ministério da Justiça e Polícia e Stefan Mera, embaixador da Romênia, enfatizaram a importância da reunião durante a 21ª Reunião de Alto Nível UE-CELAC sobre Mecanismos de Coordenação e Cooperação sobre o combate às drogas. A conferência discutirá a luta contra o tráfico de drogas transfronteiriço e atividades criminosas relacionadas.
Na qualidade de presidente da reunião ministerial da União Européia e da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (EU-Celac), o Suriname organizou a conferência. O objetivo é desenvolver métodos eficazes de combate às atividades criminosas relacionadas ao tráfico de drogas nas fronteiras. A conferência deve resultar no aprimoramento das políticas nacionais de controle de drogas e na cooperação com a região da América Latina e do Caribe.
Os países da UE, América Latina e Caribe participam da conferência. Estiveram representados países como Brasil, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru, México, Honduras, Bélgica, Venezuela, Bolívia, Espanha, Uruguai, Jamaica, Chile, Holanda, Cuba e outros.
O EU-CELAC é um dos mais antigos mecanismos de cooperação política em um contexto bi-regional. Esse mecanismo também mantém a relação bi-regional entre a União Europeia, a América Latina e o Caribe, com foco na abordagem comum e integrada no controle do aumento do crime relacionado às drogas.
Foto: LPM