O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) participou da Missão Ágata Norte com um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) e com a aeronave UH-12 Esquilo N-7085.
Sob o comando do Ministério da Defesa, o combate a ilícitos é realizado por meio das Operações Ágata. O objetivo é integrar e articular ações de segurança pública da União, de inteligência, de controle aduaneiro e das Forças Armadas com os Estados e Municípios situados na faixa de fronteira, incluídas suas águas interiores e costa marítima.
Durante a missão, foi realizada a Operação Tambaqui, que concentrou suas ações na região da foz do Rio Amazonas, estendendo-se às fronteiras da Guiana, Guiana Francesa e Suriname, até a foz do Rio Pará, onde fica localizada a cidade de Belém-PA.
A aeronave N-7085 foi empregada como vetor armado de esclarecimento e identificação de contatos de superfície, contribuindo, diretamente, com o posicionamento estratégico do Navio Capitania da operação, o Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia (G25).
A compilação do quadro tático auxiliou o Comandante do Grupo Tarefa (CGT) a localizar áreas de interesse, otimizando as abordagens do Grupo de Visita e Inspeção utilizando lancha orgânica deste navio. Ao longo da operação, o EsqdHU-1 realizou, ainda, ações de presença durante as abordagens, fato que corrobora com o poder dissuasório que a aeronave dispõe.