Pesquisas mostram que o Zika Vírus já chegou nos Territórios do Caribe e ameaça se transformar em uma pandemia.
A Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO) confirmou que na primeira semana de janeiro, o vírus foi descoberto em catorze países no hemisfério ocidental e o Suriname é um dos países através do qual o vírus pode se espalhar ainda mais para as ilhas do Caribe.
A PAHO interveio e buscou contato com os governos do Caribe para colocar em prática um plano em conjunto a fim de combater o vírus de forma eficaz.
A maior preocupação concentra-se principalmente sobre os efeitos em mulheres grávidas provocados pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável por outras doenças, como dengue, a chikungunya e febre amarela.
De acordo com a OPAS já existem evidências de que os bebês de mulheres grávidas infectadas podem apresentar complicações ao nascer. Pesquisas recentes tem mostrado a ligação entre o zika-vírus e os casos de crianças que nascem com microcefalia.
Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras da mesma idade e sexo, provocando paralisia, convulsões e atraso mental.
Deixe seu comentário abaixo.