spot_img
spot_img

Voo da Air France quase colidiu com vulcão na África

Atualizado há

- Publicidade -

Investigadores franceses iniciaram um inquérito depois que a aeronave quase se envolveu um acidente no inicio deste mês. Mais de 30 pessoas estavam a bordo.

A Agência de Investigação de Acidentes Aéreos francesa (BEA, na sigla em francês) iniciou os inquéritos sobre um avião da Air France que “evitou por pouco” uma colisão com a maior montanha da República Centro Africana no começo de maio, reporta a CNN nesta quarta-feira. O Boeing 777, com 37 pessoas a bordo, fazia uma viagem curta de Malabo, capital da Guiné Equatorial, para Douala, a maior cidade de Camarões, onde deveria pegar mais passageiros rumo a Paris, quando se deparou com mal tempo no dia 2 de maio — momento em que a aeronave fugiu da rota planejada para evitar raios e trovoadas.

O avião estava a 3.000 metros de altitude no instante em que foi realizado um desvio de trajeto pelos pilotos. A mudança brusca de rota deixou a aeronave muito próxima ao Monte Camarões, a montanha mais alta da região, com cerca de 4.000 metros de altura, que abriga um vulcão (sua última atividade foi em 2000). A manobra desencadeou um aviso de emergência de um sistema automático de alerta de aproximação do solo, orientando a tripulação a “subir”, informou a BEA em um comunicado. Em nota, a companhia Air France informou que os pilotos do Voo 953 responderam “imediatamente o sistema de aviso de proximidade do solo, aplicando o procedimento adequado”. E acrescentou que seus pilotos “recebem treinamento regular para este tipo de manobra”.

Um funcionário da Air France disse à rede CNN que os passageiros não estavam cientes do incidente no momento da manobra. Também em nota, a companhia aérea disse que está conduzindo sua própria investigação interna e acrescentou que concedeu informações para a tripulação sobre “as especificidades do relevo em torno de Douala”. Colisões e falhas decorrentes de erros e da imperícia dos pilotos provocaram alguns dos acidentes com maior número de vítimas da história da aviação.

- Publicidade -

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: