PARAMARIBO – Ingrid Bouterse-Waldring, viúva do ex-presidente do Suriname, Desi Bouterse, anunciou que decidiu cancelar a conversa telefônica marcada com o atual presidente do país, Chan Santokhi, que teria ocorrido hoje. A conversa tinha como objetivo permitir que o presidente transmitisse pessoalmente suas condolências após o falecimento de Desi Bouterse, que morreu recentemente, gerando grande comoção na sociedade surinamesa.
Durante uma reunião com apoiadores do Partido Nacional Democrático (NDP) no centro do partido em Bonistraat, Bouterse-Waldring explicou os motivos de sua decisão. Segundo ela, a atitude do governo durante a conferência de imprensa que seguiu a morte de Desi Bouterse foi a principal razão para o cancelamento. Ela relatou que, tanto ela quanto sua família, foram mencionados de uma forma “rude e desrespeitosa”.
O presidente Chan Santokhi havia planejado a conversa como uma forma de expressar suas condolências a Bouterse-Waldring, especialmente devido ao papel de destaque que Desi Bouterse exerceu na política do Suriname, onde foi presidente e líder do NDP. A morte de Bouterse, que era uma figura polarizadora, provocou reações intensas em toda a sociedade.