Desde a liberação da venda de fogos de artifício no dia 27 de dezembro, as vendas só tem aumentado.
Em 2014, foram 64 contêineres de fogos de artifício importados, segundo Aroen Jadoenathmisier. Ele é chefe do Departamento de Importação, Exportação e Controle Foreign Exchange ( Invoer, Uitvoer en Deviezencontrole IUD) do Ministério do Comércio e Indústria (Ministerie van Handel en Industrie HI). Os fogos de artifício importados tem um valor de US$ 1,8 milhões. Em 2013, houve um total de 80 contêineres com um valor de mais de US$ 2 milhões.
De acordo com a direção de Jahi NV, uma das maiores importadores de fogos de artifício, todo ano eles conseguem vender tudo que importam. Especialmente a seção infantil que é frequentemente visitada. “Nós temos os melhores preços. Apesar de às vezes você achar que os Surinameses nem sempre têm dinheiro, eles sempre colocam um dinheirinho de lado para alguns fogos de artifício “, disse o diretor.
Jahi deu de presente aos clientes os fogos de artifícios que não foram vendidos no ano passado.
“Para todos os contêiners de fogos de artifício que chegam depois de 31 de dezembro a isenção deve ser apresentada ao Procurador-Geral, nos termos da legislação aplicável antes do (IUD) para que o serviço possa emitir uma licença de importação” Disse Jadoenathmisier.
Todos os anos há uma avaliação da política de fogos de artifício, como condições necessárias, após consulta com as autoridades competentes. Antigamente era a comissão de fogos de artifício que era responsável por isso.
Até 02 de janeiro de 2015 os fogos de artifício poderão ser vendidos e utilizados pela população.
Deixe seu comentário abaixo.