CIDADE DO MÉXICO – A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou na tarde desta terça-feira (01) que a aeronave presidencial VC-1 enfrentou um problema técnico logo após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou no avião por volta das 14h10 (horário local) com destino a Brasília.
De acordo com a FAB, os pilotos da aeronave estavam aguardando o consumo de combustível necessário para realizar o retorno ao mesmo aeroporto. Imagens de radar indicam que o avião sobrevoou em círculos logo após a decolagem.
O problema foi resolvido com sucesso, seguindo “procedimentos de segurança”, conforme detalhou uma nota oficial assinada pelo comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a causa da falha técnica.
Pela manhã, o presidente Lula participou de um fórum empresarial e da posse de Claudia Sheinbaum, a primeira mulher a assumir a presidência no México, destacando a relevância de sua visita ao país.