spot_img
spot_img

UNCTAD celebra acordo de dívida do Clube de Paris com Suriname

Organização pede que todo o alívio da dívida e reestruturação sejam consistentes com a realização da Agenda 2030.

Atualizado há

- Publicidade -

A UNCTAD celebrou o acordo alcançado em 22 de junho entre o Suriname e seus credores do Clube de Paris sobre a reestruturação de sua dívida pública externa. A UNCTAD participou da reunião como observadora do Clube de Paris.

De acordo com os termos do tratamento da dívida acordado, os credores do Clube de Paris reprogramarão todos os valores de principal e juros devidos em 2022 para 2024 da seguinte forma: As reivindicações de Assistência Oficial ao Desenvolvimento (ODA) serão reembolsadas em 20 anos, incluindo um período de carência de sete anos, e créditos não APD acima de 15 anos, incluindo um período de carência de oito anos.

O período 2022-2024 coincide com o programa Extended Fund Facility (EFF), acordado entre o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Suriname no final de 2021.

- Publicidade -

Durante esse período, o serviço da dívida em questão no acordo será limitado aos atrasados ​​existentes no final de 2021. Outros compromissos do governo do Suriname incluem, principalmente, buscar tratamento comparável de seus outros credores bilaterais e privados.

Sujeito ao governo do Suriname cumprir seus compromissos sob o acordo e a uma avaliação do FMI de seu compromisso contínuo com as condicionalidades da política do FEP e a sustentabilidade da dívida de longo prazo antes do final de 2024, os credores do Clube de Paris do país se comprometem ainda a reprogramar todos os vencimentos de capital devidos 1 de janeiro de 2025.

Os amplos esforços do Suriname

A UNCTAD observa os amplos esforços do Suriname para enfrentar os desafios da dívida enfrentados pelo país desde novembro de 2020 e para chegar a acordos responsáveis ​​e sustentáveis ​​com seus credores.

Isso inclui medidas substanciais para melhorar a transparência da dívida, fortalecer seus sistemas bancários, finanças públicas e estruturas regulatórias para políticas monetárias e cambiais.

Apesar do compromisso igualmente claro do governo de fortalecer as redes de proteção social e proteger os mais pobres do impacto das políticas de ajuste macroeconômico no âmbito do programa EFF, é claro que, por exemplo, uma meta de melhoria de 14% nos saldos primários dos governos centrais até o final de 2024 exigirá ajustes consideráveis ​​do povo do Suriname.

A UNCTAD apela a todas as partes nas negociações de reestruturação da dívida que incluam em suas deliberações os requisitos de investimento projetados para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

Precedente valioso

A provisão de alívio da dívida consistente com a sustentabilidade da dívida de longo prazo e a realização da Agenda 2030 no Suriname estabeleceria um precedente valioso e forneceria evidências de liderança e compromisso dos credores em encontrar soluções sustentáveis ​​para o sobreendividamento nos países em desenvolvimento.

Conforme observado pelo Grupo de Resposta a Crises Globais das Nações Unidas sobre Alimentos, Energia e Finanças, os países em desenvolvimento enfrentam hoje um ambiente externo cada vez mais complexo, marcado pelo aumento dos preços dos alimentos e da energia, bem como condições de financiamento globais mais apertadas.

O caso do Suriname destaca a necessidade de maior apoio financeiro multilateral e concessional em países de renda média envolvidos em crises multidimensionais de dívida, mudanças climáticas e dificuldades geopolíticas.

Também destaca a necessidade cada vez mais urgente de um quadro jurídico multilateral para reestruturações de dívida soberana que facilite uma abordagem abrangente para resoluções de crises de dívida oportunas, equilibradas e ordenadas e envolva todos os credores oficiais (bilaterais e multilaterais) e privados, como há muito solicitado pela UNCTAD .

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: