O governo de Donald Trump, deu início a uma rigorosa campanha de deportação de imigrantes em situação irregular. De acordo com um relatório recente da Casa Branca, 538 pessoas foram presas, o que representa apenas uma pequena parte das ações que o governo pretende intensificar ao longo desta administração.
Karoline Leavitt, a nova porta-voz da Casa Branca, informou que os procedimentos estão sendo realizados com o uso de aeronaves militares, mas não especificou os destinos ou o número de imigrantes já deportados.
Deportation flights have begun.
President Trump is sending a strong and clear message to the entire world: if you illegally enter the United States of America, you will face severe consequences. pic.twitter.com/CTlG8MRcY1
— Karoline Leavitt (@PressSec) January 24, 2025
Como parte das medidas executivas, Trump cancelou benefícios humanitários e programas que anteriormente permitiam algum nível de permanência ou entrada a estrangeiros, chocando esferas políticas nacionais e internacionais.
Nos bastidores políticos, a expectativa é a intensificação do fechamento massivo das fronteiras dos EUA aos chamados “imigrantes ilegais”, tentando transmitir o comprometimento do governo com um discurso eleitoreiro que promete firmemente cumprir e expandir essas controvérsias ações em prol da segurança nacional.